Quem é Otávio, jogador brasileiro na seleção de Portugal

Paraibano nascido em João Pessoa, Otávio se naturalizou português com o sonho de disputar a Copa por Portugal.

Otávio também é um dos principais capitães do Porto/Foto: Divulgação Twitter/ FC Porto

O jogador brasileiro Otávio estreou nesta quinta-feira (24) com a camisa da Seleção Portuguesa em uma partida de Copa do Mundo. No mundial do Catar, o paraibano atuou durante 56 minutos, e começou como titular, na vitória portuguesa contra Gana na primeira rodada da fase de grupos, pelo placar de 3 a 2. 

Nascido em João Pessoa e com passagens pelas bases de Santa Cruz (PE) e Internacional (RS), Otávio se destacou primeiro jogando outro esporte, quando ainda era criança. Com a camisa do Clube Cabo Branco, time de futsal de João Pessoa, chamou atenção do futebol. E foi no time de Porto Alegre que o paraibano chamou atenção jogando um bom futebol, ainda em 2012, quando estreou pelo time principal do Colorado, atuando em 7 partidas naquele ano. 

Quem é Otávio, jogador brasileiro na seleção de Portugal
Foto: Divulgação/Instagram FC Porto

Futebol em Portugal

Titular muitas vezes em 2013 e importante em 2014, o meia-atacante despertou interesse do Futebol Clube do Porto, time português, que pagou cerca de 2,5 milhões de euros para ter o jogador à sua disposição. 

Em terras lusitanas, ‘Otavinho’ – como também é conhecido, ganhou o mundo, mas não antes de passar por poucas e boas. 

O jogador brasileiro chegou ao Porto na temporada 2014/2015 e foi utilizado somente no time B dos ‘Dragões’. Foram 6 partidas pela equipe secundária do time português, com 2 gols marcados. 

Com intuito de dar mais experiência de futebol europeu à Otávio, o Porto o emprestou ao Vitória também de Portugal, na temporada seguinte. No time da cidade de Guimarães, o atacante fez sucesso. Em três anos atuando por lá foram vários gols e assistências que ajudaram um modesto time a subir de patamar dentro do futebol local. 

Pelo sucesso em Guimarães, Otávio voltou do empréstimo ao Porto, e foi quando chamou atenção até da Seleção de Portugal, com suas grandes atuações. 

Na temporada 2016/2017, o atacante assumiu a titularidade dos ‘Dragões’ e foi um dos nomes mais importantes nas campanhas de títulos nacionais do clube em anos seguintes. 

Foram 3 títulos do Campeonato Português, 2 da Taça de Portugal e 2 da Supertaça. As vitórias e grandes atuações do brasileiro em momentos decisivos convenceram Fernando Santos, técnico da seleção lusitana a convocá-lo para o time nacional. 

Quem é Otávio, jogador brasileiro na seleção de Portugal
Foto: Divulgação/Twitter Otávio

Otávio convocado para a seleção de Portugal

Otávio aproveitou a regra da FIFA, entidade máxima do futebol, que determina que jogadores que nunca atuaram pela seleção do país de origem em jogos oficiais podem representar outras seleções. Ou seja, mesmo os poucos jogos que ele fez pela Seleção Brasileira sub-16, em 2016, não inviabilizaram a convocação portuguesa, porque não são consideradas partidas oficiais. 

Além disso, em 2019, o brasileiro conseguiu a nacionalidade portuguesa, também outro requisito para jogar pelos lusitanos. Mas, foi somente em setembro de 2021 que foi chamado para a seleção europeia, quando atuou. 

Em 2020, ainda antes de ser convocado pela primeira vez para a seleção lusitana, em entrevista ao canal oficial do Porto no Youtube, o brasileiro falou da vontade de representar alguma seleção, e à época, ainda deixava as portas abertas para o Brasil. 

Gosto muito de Portugal, todos já sabem. Devo ficar em Portugal quando terminar a carreira, tenho aqui casa, gosto do país, como gosto do Brasil, mas aqui é mais seguro e muito melhor. Fui muito bem recebido e já estou tirando o passaporte português. Não é com o objetivo de jogar na seleção, porque tem bons jogadores, mas, se aparecer a oportunidade, não vou recusar. Se aparecer Portugal antes do Brasil, aceito. Não vou esperar pelo Brasil”, disse em abril daquele ano. 

Desde sua estreia por Portugal, contra a Irlanda, quando não saiu do banco, até o momento são oito jogos, e nesta quinta-feira (24), o brasileiro largou como titular na estreia portuguesa na Copa de 2022, no Catar, e ajudou o time a vencer Gana, mas sem contribuir com gols.

Nesta Copa do Mundo, Otávio se torna o quinto paraibano a jogar o mundial, o primeiro a atuar por outra seleção. Aluísio Francisco da Luz, mais conhecido como Índio, nascido em Cabedelo, disputou a Copa de 1954; Leovegildo Lins Gama Júnior, ou somente Júnior, nascido em João Pessoa, foi convocado para as Copas de 1982 e 1986; Iomar do Nascimento, conhecido como Mazinho, de Santa Rita, atuou pelo Brasil em 1994, e até hoje é o único paraibano a vencer uma Copa do Mundo; e Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, de Campina Grande, disputou o Mundial em 2014.

Otávio vai ter a chance de entrar para essa lista e os próximos jogos serão contra o Uruguai, na segunda-feira (28), e Coreia do Sul na sexta-feira (2).