ESPORTES
Botafogo-PB tem 48,5% de chances de acesso, a duas rodadas do fim do quadrangular
Levantamento feito pelo portal Chance de Gol indica a chance de acesso das oito equipes conquistarem a vaga na Série B do Brasileirão do ano que vem.
Publicado em 26/10/2021 às 12:19 | Atualizado em 27/10/2021 às 13:37
Restando apenas duas rodadas para o encerramento do quadrangular da Série C, o Botafogo-PB tem 48,5% de chances de conquistar o tão sonhado acesso para a Segundona do Brasileirão de 2022. O que indica essa porcentagem é um levantamento feito pelo site Chance de Gol, do doutor em estatística pela USP Marcelo Leme de Arruda, e publicado no ge.globo, no qual indica as possibilidades das oito equipes, divididas em dois grupos de quatro, terminarem essa fase com a classificação garantida.
O Botafogo-PB tem mais dois jogos para disputar pelo Grupo C da Série C. O primeiro já é neste domingo, contra o Paysandu, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Depois, no fim de semana seguinte, o Belo vai desafiar o Ituano fora de casa para definir se sobe ou não para a Série B de 2022.
No atual cenário da Terceirona, que se encaminha para a 5ª e penúltima rodada do quadrangular, o Grupo A tem o Ituano liderando a chave com nove pontos, pertinho de confirmar o acesso. Na sequência estão Criciúma, em segundo, e Botafogo-PB, em terceiro, ambos com cinco pontos cada, mas o Tigre está na vantagem pelo saldo de gols. Quem fecha o grupo na lanterna é o Paysandu, que soma apenas dois pontos até aqui.
O Grupo B também está embolado, mas quem está com a bola toda é o Tombense, de Minas Gerais. O time é líder com sete pontos. Na sequência estão Novorizontino e Manaus, com seis pontos cada, mas a equipe de São Paulo está na vantagem por ter uma vitória a mais que os manauras.
De acordo com a pesquisa do professor Marcelo Leme, a equipe que possui mais chances de acesso é mesmo o Ituano, que tem 98,7%. Ainda no Grupo A, o Botafogo-PB possui mais chances estatísticas que o Criciúma, isso mesmo, o Belo tem 48,5%, enquanto o Tigre possui 47,8% de chances. Por fim, o Papão da Curuzu, que vive uma crise, possui apenas 4,9% de arrancar para o acesso.
No Grupo B, quem lidera essa estatística é o Tombense, com 82,1% de chances de subir. O Novorizontino é o segundo, com 72,6%, bem à frente do Manaus, que possui 40,9%. O Ypiranga-RS, quarto colocado da chave, tem apenas 4,4% de chances de conquistar o acesso para a Série B.
Toda a quinta rodada do quadrangular do acesso está marcada para este fim de semana. No sábado, o Grupo B é quem vai pedir passagem. Às 17h (horário de Brasília), o Manaus recebe o Tombense, enquanto às 19h, vai ser a vez de Ypiranga-RS enfrentar o Novorizontino. No domingo acontecem as duas partidas do Grupo A, às 16h, o Criciúma recebe o Ituano, e às 18h, Botafogo-PB e Paysandu vão medir forças.
O Belo vem de vitória na competição, pois derrotou o Criciúma num confronto direto pela vaga. Aquele triunfo encheu o elenco alvinegro de confiança, precisando fazer a sua parte para seguir firme nessa disputa.
Confira as chances de acesso dos oito times que disputam o quadrangular da Série C:
- Ituano: 98,7%
- Tombense: 82,1%
- Novorizontino: 72,6%
- Botafogo-PB: 48,5%
- Criciúma: 47,8%
- Manaus: 40,9%
- Paysandu: 4,9%
- Ypiranga-RS: 4,4%
Comentários