ESPORTES
Abertura do Campeonato Paraibano é neste domingo; times se preparam
Defendendo o título estadual de 2009 e lutando pelo bicampeonato, o Treze enfrenta neste domingo (6) o Auto Esporte time que volta à elite do futebol estadual.
Publicado em 06/02/2011 às 9:49
Rostand Melo
Do Jornal da Paraíba
A abertura do Campeonato Paraibano 2011 será marcada pelo encontro de dois times tradicionais, mas vivem, atualmente, momentos opostos. Defendendo o título estadual de 2009 e lutando pelo bicampeonato, o Treze enfrenta neste domingo (6) o Auto Esporte, time que volta à elite do futebol estadual após amargar uma dura passagem pela segunda divisão.
O ‘duelo’ será às 16h no estádio Amigão, em Campina Grande e poderá lançar o Galo como franco favorito à taça ou abrir o caminho para a redenção do alvirrubro.
O Treze entra em campo sentindo a pressão e a responsabilidade de chegar como campeão. O objetivo do Galo é repetir o feito de 2005 e 2006 quando o time conseguiu se consagrar bicampeão estadual ao vencer os principais rivais, Campinense e Botafogo, durante os jogos das finais.
Para não deixar a taça sair do PV, o clube investiu pesado em 17 contratações e realizou uma longa pré-temporada com dois meses de preparação e seis amistosos interestaduais. Já sob o comando do técnico Marcelo Vilar, o clube conquistou o título de forma inquestionável, com 16 vitórias em 24 jogos e apenas duas derrotas. O segredo foi o equilíbrio do grupo que uniu o melhor ataque, com 47 gols marcados, com a melhor defesa, com apenas 17 gols sofridos.
Apesar de reforço no elenco e do retrospecto positivo, os jogadores evitam pensar em favoritismo. “A maioria dos clubes investiu muito e por isso acredito que o campeonato será um dos mais difíceis. Independente disso, quando a bola rolar vai vencer aquele que tiver mais garra, mais determinação. Não há favorito”, declarou o zagueiro André Lima, cotado para assumir a titularidade na defesa. O atleta participou da conquista e entre o atual elenco é o que mais vezes atuou com a camisa alvinegra, totalizando 82 jogos oficiais.
A estreia é ainda mais especial para o zagueiro Raniere, que voltou ao time após passar mais de 10 meses afastados dos gramados. Além de ser titular, o ‘xerife’ trezeano assume a braçadeira de capitão da equipe.
“Tô feliz em estar de volta depois de muito tempo parado. É um momento mais especial porque o Treze está formando uma grande equipe com profissionais de muita qualidade. Por isso, tô feliz e motivado pra buscar o título”, garante.
No Auto, o técnico Reginaldo Sousa garante que a vitória no amistoso do último sábado contra o Botafogo foi importante para tentar surpreender o atual campeão. “Todos nós sabemos que foi um amistoso. Jogo valendo é outra coisa. Mas serviu bastante para consertar os erros e tentar surpreender o Treze”, disse.
O treinador terá dois desfalques certos para a partida. Um deles, é o goleiro Bel, que sofreu uma lesão no músculo adutor da perna direita. O outro é o atacante Romarinho, que não se recuperou de uma contusão no pé direito.
Reseva imediato, Amauri está confirmado como o substituto de Bel. No setor ofensivo, a dúvida ainda é de quem formará a dupla de ataque com Maia, artilheiro da equipe na pré-temporada com quatro gols. Lee e Aleandro são os mais cotados.
“O Lee possui características diferentes do Aleandro. É um jogador muito rápido e que dá bastante movimentação ao ataque. O Aleandro é um homem de área e que fica mais perto do gol”, falou.
Comentários