ESPORTES
Análise: Botafogo-PB de Surian tem virtudes e defeito bem claros na Série C
Pedro Alves analisa o Botafogo-PB de Surian, que começou tão bem na Série C do Campeonato Brasileiro.
Publicado em 02/06/2023 às 19:09
O bom início do Botafogo-PB na Série C do Campeonato Brasileiro tem no treinador Felipe Surian um dos seus principais responsáveis. Seu modelo de jogo, executado pelo elenco alvinegro vem tendo resultado e agradando quem assiste o Belo, até aqui, competitivo e até bom de se assistir nos jogos da Terceirona.
O time de Felipe Surian tem mais virtudes do que defeitos. Mas tem um problema. Tudo muito claro em campo. Até aqui, seu único ponto negativo é o fato de levar gols em todos os jogos.
Mas isso é bem fácil de constatar. Indo mais profundamente na análise, é que se percebe qual a questão. E tem a ver com o modelo de jogo adotado por Felipe Surian. E já adianto que é ele também que constrói as virtudes da equipe. Logo, não tem sentido que se mude o modelo por causa do único problema que se contrapõe a muito mais virtudes.
O Botafogo-PB de Felipe Surian marca a saída de bola do adversário quase que em toda a primeira parte dos jogos. Aperta e dificulta a saída dos zagueiros adversários. Joga assim dentro e fora de casa, o que para mim é uma característica bem interessante e uma virtude deste time.
Quando não consegue tomar a bola até o meio-campo, e quando o adversários consegue quebrar essa primeira linha de sufoco, o Botafogo-PB acaba ficando vulnerável. O Botafogo-PB é um time muito atacado. Sempre os adversários conseguem finalizar, ficar perto de gols e, até aqui, todos marcaram. A recomposição defensiva não é das melhores. É um problema claro.
Claras também são as virtudes. O Botafogo-PB de Surian marca em cima, sufoca e dificulta a saída de bola. Toma muita bola perto do gol adversário e retoma bola por conta da tentativa de ligação direta da zaga do outro time, por conta dessa marcação. O Botafogo-PB sabe muito bem o que fazer com a bola. É bem vertical e consegue chegar rápido e com qualidade no gol defensivo. Cria e define numa boa quantidade de vezes em todas as partidas. Marca muito gol.
Em campo tem o destaque de Mateus Anderson, jogando aberto, sendo definidor e criador. Por dentro, tem em Netinho o equilíbrio pensante de um meia que dá o ritmo da equipe. Ainda na frente, Bruno Paraíba, que ainda falta o quesito marcar gols para ser um atacante completo, tem dado dinâmica às jogadas, sendo um bom desafogo, jogando com inteligência e competência, atuando de costas para o gol. Os laterais apoiam bem dão opção, sobretudo Zé Mário.
De modo que o modelo de jogo apresenta mais virtudes do que problemas. Todos eles muito claros. É difícil imaginar que um time suba de divisão sofrendo gols em todos os jogos. Assim como é difícil não vislumbrar um Botafogo-PB candidato ao acesso com tantas chance criadas e gols feitos em todas as partidas. Ajustando o que falta no ponto de vista defensivo, o Belo pode manter o modelo de jogo interessante e sofrer menos. É a missão de agora de Surian, que começou bem, mas precisa terminar bem a tarefa para cair nas graças de quase toda uma cidade.
Comentários