icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Após cirurgia, Pretinha treina de olho na São Silvestre

Atleta ainda enfrentou problemas musculares neste meio tempo. Agora, ela volta a se preparar para competições, objetivando a São Silvestre deste ano.

Publicado em 02/08/2009 às 10:28

Horácio Roque
Especial para o Jornal da Paraíba

Ela foi vice-campeã da São Silvestre em 2006. Foi campeã da meia-maratona do Rio de Janeiro e de São Paulo, além da Taça Brasil de Atletismo, em 2007. Participou do Pan-Americano do Rio de Janeiro, também em 2007. De lá para cá, pouco se tem ouvido falar da maratonista paraibana Ednalva Laureano, mais conhecida por Pretinha.

A atleta passou por uma cirurgia e ainda enfrentou problemas musculares neste meio tempo. Depois de tudo isso, ela volta a se preparar para competições, objetivando a São Silvestre deste ano.

Ednalva estava no auge quando descobriu, através de um exame médico para a participação dela no Pan de 2007, que tinha um cisto no ovário. Cerca de um mês após a competição, ela refez o exame e constatou que o quadro médico tinha evoluído e a única opção seria uma cirurgia para removê-lo.

“Quando o Comitê Olímpico Brasileiro me chamou para fazer os exames para o Pan-Americano, não imaginei que seria diagnosticado um cisto. Em um mês que prestei o exame, eu refiz os testes e descobri que ele aumentou três vezes e poderia aumentar mais, segundo os prognósticos”, explicou Ednalva Laureano. “Tive que parar tudo para me tratar, a saúde em primeiro lugar”, completou.

A interrupção da rotina de treinos significou para Pretinha o abandono da carreira quando ela estava no auge de suas perfomances nas pistas. A recuperação prevista para a atleta era de apenas três meses, mas acabou se estendendo para seis meses. Agravando a situação, o remédio que ela utilizava a fez reter líquidos e inchar. Quando ela retornou para as pistas, estava acima do peso, com dez quilos a mais – um sobrepeso que acabou por criar uma série de problemas musculares.

Tanto foi que a série de problemas que teve culminou em uma tendinite. Ela a descobriu em dezembro de 2008, quando competia pela Maratona Kelly Albuquerque, em Campina Grande, fazendo-a largar a prova na metade. Diagnosticado o problema, Pretinha abandonou as pistas e só veio a correr novamente em março deste ano – mas sem ritmo de competição.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp