icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Árbitros paraibanos passarão por acessos e rebaixamentos a partir do Campeonato Paraibano de 2022

Profissionais de arbitragem da Paraíba estarão distribuídos em seis categorias e passam a somar pontos que os farão ascender ou descender de posição.

Publicado em 29/01/2022 às 11:35


                                        
                                            Árbitros paraibanos passarão por acessos e rebaixamentos a partir do Campeonato Paraibano de 2022
Pré-temporada arbitragem paraibana | Foto: Divulgação / FPF

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) preparou uma grande novidade para esta temporada no que diz respeito ao quatro de arbitragem do estado. É que a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB) decidiu implantar um sistema de acesso e rebaixamento de ártbitros, que estarão divididos em seis categorias e passarão a somar pontos de acordo com as suas atuações.

Atualmente, o quadro de arbitragem do futebol paraibano é composto por 40 profissionais, entre árbitros e assistentes. Todos eles participaram da pré-temporada, organizada pela Ceaf-PB, e estão cotados para trabalhar no Campeonato Paraibano. E todos serão avaliados com mais rigor, como parte de um procedimento implantado pela FPF-PB para otimizar a aplicação das regras nos jogos.

Quem falou com o ge sobre o assunto foi Arthur Alves, que é presidente da Ceaf-PB. Ele explicou como funcionará o sistema de acesso e rebaixamento. Segundo o dirigente, os árbitros que compõem atualmente o quadro de arbitragem do futebol paraibano foram avaliados pelas suas atuações nas últimas quatro temporadas (de 2018 a 2021) e, a partir disso, distribuídos em seis categorias (ou níveis), a saber: Elite, Promissor, Básico 1, Básico 2, Iniciante e Estagiário.

"Os árbitros e assistentes terão um ranqueamento, estarão em categorias e no momento eles ainda não sabem em que categorias estão. Eles foram avaliados desde 2018 até 2021 para entrar nas categorias, e a partir deste ano irão passar a pontoar", explicou Arthur Alves.

A ideia é escalar para os principais jogos aqueles árbitros que estiverem no "topo da pirâmide". E a tendência é que, a cada temporada, haja acessos de profissionais das categorias inferiores para as superiores, e também o processo inverso, com rebaixamentos desses árbitros, sempre de acordo com seus rendimentos em campo.

Arthur Alves fez questão de deixar claro que essa avaliação é independente da CBF e será feita diretamente pela FPF-PB. Mais detalhes sobre esse novo sistema — como, por exemplo, em qual categoria está cada árbitro — só serão divulgados em breve pela Ceaf-PB.


				
					Árbitros paraibanos passarão por acessos e rebaixamentos a partir do Campeonato Paraibano de 2022
Pré-temporada arbitragem paraibana | Foto: Divulgação / FPF. Pré-temporada arbitragem paraibana | Foto: Divulgação / FPF

Pré-temporada

A preparação dos árbitros, visando o Campeonato Paraibano, foi iniciada na última segunda-feira, com os testes físicos, realizados em João Pessoa, na Vila Olímpica Parahyba. Na terça-feira, o cronograma da pré-temporada seguiu na cidade de Campina Grande. Durante três dias, foram feitos treinos físicos e técnicos, que aconteceram no Estádio Amigão, nos períodos da manhã e da tarde, além de aulas com a parte teórica, realizadas em um dos hotéis da cidade, no turno da noite. A pré-temporada se encerrou na noite de quinta-feira.

O presidente da Ceaf-PB, Arthur Alves, explicou como foram esses dias de pré-temporada.

"Nós trabalhamos mais campo de jogo do que a parte teórica. Temos a novidade do regulamento geral da arbitragem, o ranqueamento dos árbitros. No fim da temporada, vai haver o descenso e o acesso para uma outra categoria", disse Arthur Alves.

Para a temporada 2022, o quadro de árbitros da FPF-PB não terá profissionais de fora do estado, como vinha acontecendo nos últimos anos, onde quase sempre havia árbitros emprestados de outras federações, como foi o caso do paulista Leandro Bizzio em 2021, que não atuará pela Paraíba neste ano. O principal nome no quadro da FPF-PB segue sendo Wagner Reway, que não é paraibano, mas é radicado no estado. Reway, no entanto, só participou do último dia da pré-temporada.

"O Wagner esteve em um evento da Conmebol, em Assunção, e só chegou a nossa pré-temporada na manhã da quinta-feira. Ele está pré-selecionado para a Copa do Mundo, é um árbitro Fifa VAR, por isso chegou no último dia na nossa pré-temporada, por estar com a Conmebol", explicou Arthur Alves.

Assim como em 2021, neste ano o Campeonato Paraibano terá transmissão exclusiva pelo pay-per-view do Jornal da Paraíba, aproximando cada vez mais o torcedor do seu time do coração. O anúncio das transmissões do estadual foi muito comemorado pelo presidente da Ceaf-PB, que ressaltou a importância de se ter acesso a imagens de todos os árbitros em ação.

"Para nós, a transmissão é de fundamental importância, porque podemos ver todos os árbitros espalhados pelo estado nos jogos. A Rede Paraíba no ano passado me trouxe um recurso que eu trabalho na pré-temporada dos árbitros. Eu vou passar o que eles se equivocaram, o melhor posicionamento, e isso para nós é muito importante", finalizou Arthur Alves.

Imagem

Izabel Rodrigues

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp