ESPORTES
Coronavírus: Basquete Unifacisa entra em quarentena, após adversário testar positivo
Maique, do Paulistano, foi 1º caso de contaminação no esporte do Brasil.
Publicado em 19/03/2020 às 18:07 | Atualizado em 20/03/2020 às 7:53
Após a confirmação, nesta quinta-feira (19), de que o jogador Maique Tavares, do Paulistano, testou positivo para contaminação com o novo coronavírus, o departamento médico do Basquete Unifacisa, de Campina Grande, começou a analisar com mais atenção a situação dos seus atletas e também dos membros da sua comissão técnica. É que o time paraibano enfrentou os paulistas há pouco mais de dez dias em uma partida válida pela edição 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB).
“Depois que recebemos a notícia que o jogador do Paulistano testou positivo para o coronavírus, nós adotamos uma série de medidas para acompanhar a situação dos nossos atletas, já que tivemos contato com o Paulistano recentemente. Por isso iniciamos o período de isolamento domiciliar um pouco mais restritivo por até 14 dias. Até agora nenhum sintoma foi apresentado, mas vamos ficar atentos e acompanhar a situação com bastante atenção”, explicou o médico Diogo Vilar, responsável pelo departamento médico do Basquete Unifacisa.
A diretoria do Basquete Unifacisa dispensou desde o começo da semana os atletas das atividades, mas boa parte deles permanece em Campina Grande aguardando novas definições. De todo o elenco, apenas dois jogadores – Gemadinha e João Victor – além de um membro da comissão técnica, deixaram a Paraíba, mas seguem sendo acompanhados pelos médicos do clube, orientados a permanecer em isolamento domiciliar.
“Orientamos os jogadores que, nesta pausa de 15 dias, ficassem em casa até segunda ordem. De todo o elenco, apenas três jogadores do time viajaram, no início da semana, para a região Sul e Sudeste, mas, também cumprem as recomendações médicas repassadas. Ontem, após saber da informação do caso de Covid-19 do jogador do Paulistano, entramos novamente em contato com todos os jogadores reforçando que eles ficassem em isolamento domiciliar, e o teste para diagnóstico do coronavírus só será feito se alguém apresentar sintomas dentro do período de 14 dias, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Os membros da Comissão, que também tiveram contato direto com o jogador, seguem as mesmas recomendações”, completou Diogo Vilar.
O comunicado sobre o teste positivo do jogador do Paulistano foi emitido no início da tarde desta quinta-feira. A Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela organização do NBB, também já havia sido comunicada sobre o caso, mas ainda não emitiu nenhuma nota comentando. Essa foi a primeira vez que um atleta profissional atuando no Brasil testou positivo para o novo coronavírus. A edição 2019/2020 do NBB está suspensa desde o começo da semana e não há um prazo determinado para o retorno dos jogos.
Comentários