icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Bola Murcha do ano desfila em carro aberto na Paraíba

Repórter Tadeu Schmidt viajou pelo Brasil para entregar os troféus aos peladeiros do ano.

Publicado em 13/12/2010 às 6:44

Do Fantástico

No domingo passado, os Bola Cheia e Bola Murcha foram eleitos pelo povo. Agora, eles tinham que ser condecorados. Os peladeiros mais importantes do ano.

Brasil profundo. A cada domingo do ano, saiu de lugares como o sertão do Nordeste um daqueles personagens desconhecidos que imediatamente o país reconhece. Personagens tão familiares como o Erivan, morador de São José de Piranhas, na Paraíba, na divisa com o Ceará.

A casa do Erivan nunca viu tanta gente. Tadeu Schmidt foi até lá e conheceu também Vanderlei, o craque que chutou a bola que o Erivan deixou passar.

A bola que o Vanderlei chutou estava fácil para o Erivan, mas aí a coisa toda teve início. O Erivan deixou escapar, correu atrás, rodopiou, desabou e apresentou ao mundo o já famoso frango esquizofrênico.

Seu Antenor é o pai do Erivan. Também jogou bola quando era mais jovem. E sentiu vergonha quando viu o filho levando aquele frangaço.

E tem mais: frango esquizofrênico não é o único apelido a rondar a casa. O Erivan é conhecido como Erivan no Brasil inteiro, mas na cidade é conhecido como cabeça de cágado. Um apelido muito carinhoso. Ele foi apelidado assim porque tem o pescoço pequeno.

Os campeões esse ano têm nomes muito originais. O Bola Cheia eleito pelo público atende por Jipinho. É apelido de infância, dado a quem sempre foi pequenininho e raçudo.

Jipinho é de Belo Horizonte. Mas fez seu gol mais bonito em Lagoa Santa. E foi lá que encontramos o craque. O Jipinho quase foi jogador profissional e se arrepende de não ter insistido na carreira.

“Se eu tivesse jogando bola eu já estava establiizado. Hoje eu estou é desempregado”, lamenta.

E, atualmente, Jipinho é o peladeiro número 1 do ranking mundial da várzea. Por ter sido consagrado no voto popular, ele recebeu o troféu Bola Cheia de 2010.

De volta a São José de Piranhas. O culpado disso tudo foi o Vavá, que mandou para o Fantástico o vídeo do Erivan. A cidade tem 20 mil habitantes. Parecia que estavam todos lá à espera da cerimônia de entrega do troféu Bola Murcha 2010.

Para chegar ao estádio, desfile em carro aberto.

“Obrigado a todos por estarem comigo! É muito emocionante”, grita Erivan para o público à sua volta.

Era gente demais! Parecia feriado: Dia do Bola Murcha.

Chegamos ao lugar onde essa história começou e vai terminar. O estádio Marconi Cruz de Lacerda. Aliás, o campo deveria se chamar Erivan Bola Murcha ou Cabeça de cágado!

É exatamente no local em que Erivan Cabeça de cágado chocou o mundo do futebol é que o trofeu de Bola Murcha 2010 é entregue ao vingador dos perebas, cavaleiro dos pernas de pau: Erivan.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp