icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Botafogo já faz contas por final no Almeidão

Se vencer o Salgueiro, no próximo domingo (6), o Belo já garante a vantagem de decidir em casa, caso o adversário seja Mixto ou o Juventude.

Publicado em 01/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:47

O Botafogo ficou muito perto de chegar pela primeira vez à decisão de um campeonato brasileiro. Ao vencer o Salgueiro por 2 a 1 no último domingo (quebrando uma invencibilidade de 24 jogos do Carcará em seus domínios), o Belo ficou a um empate da grande final da Série D.

E mesmo que o assunto não seja tratado abertamente na Maravilha do Contorno, o fato é que o Botafogo já vive a expectativa de decidir a quarta divisão em casa.

Para isso, a matemática entra em cena. O regulamento da Série D diz que o time de melhor campanha em toda a competição tem o direito de fazer a segunda partida do mata-mata em casa.

Se vencer o Salgueiro, no próximo domingo, o Belo chega a 32 pontos no acumulado de toda a Série D. O que já garantiria a vantagem de decidir em casa caso o adversário seja Mixto (que pode chegar no máximo a 31 pontos) ou Juventude (que já está na semifinal e só pode ir a 26 pontos).

O problema é justamente se a final for contra o Tupi. O time mineiro fez a melhor campanha na segunda fase e acabou sendo beneficiado com a decisão do STJD, que deu a vitória no confronto contra a Aparecidense, pela segunda fase - no famoso jogo do massagista que evitou o gol.

Assim, o Tupi já soma 25 pontos. Para chegar à decisão, tem que fazer mais quatro jogos (dois contra o Mixto e dois contra o Juventude), não podendo somar mais que sete pontos. Isso quer dizer passar nas duas fases com uma combinação vitória/derrota ou com dois empates.

A CBF marcou o primeiro jogo entre Mixto x Tupi para amanhã, em Cuiabá. O jogo da volta será no domingo, em Juiz de Fora. Quem passar pega o Juventude, provavelmente nos dias 9 e 13 de outubro.

A MATEMÁTICA DO BELO PARA DECIDIR EM CASA

Se vencer o Salgueiro, no domingo, o Botafogo chega aos 32 pontos. Aí, já garantiria a final em casa se o adversário for Mixto ou Juventude. Caso o Tupi avance, o time mineiro não poderia somar mais que sete pontos nos quatro jogos que ainda faria - contra o Mixto, pelas quartas de final, e Juventude, na semi.

Mesmo que se classifique com derrota para o Salgueiro, o Botafogo já teria assegurado o direito de decidir em casa contra o Juventude, independente dos resultados do time gaúcho na semifinal. Mas aí teria que torcer para o Mixto não fazer mais que nove pontos nos quatro jogos que ainda faria.

Se empatar ou perder para o Salgueiro no domingo, dificilmente o Botafogo decidiria em casa se a final fosse contra o Tupi. Isso porque o time mineiro só poderia somar mais quatro ou cinco pontos - ou seja - teria que se classificar com empates seguidos contra Mixto e Juventude nas quartas e semifinais.

LENÍLSON E AIDAR DEVEM JOGAR DOMINGO

O técnico Marcelo Vilar deve ter dois importantes reforços para o jogo de volta contra o Salgueiro, no próximo domingo, no Almeidão. O departamento médico do Belo liberou o meia Lenílson e o atacante Rafael Aidar, que não jogaram na vitória contra o Carcará no Estádio Cornélio de Barros.

Os dois jogadores, inclusive, devem participar hoje do primeiro treino com bola da semana, no campo da Acep. Assim, se não sentirem mais nada, deverão ser confirmados nos lugares de Doda e Paulinho Macaíba, respectivamente.

Independente do time que for a campo no próximo domingo, a vitória no interior de Pernambuco continua sendo o assunto mais comentado na Maravilha do Contorno.

O atacante Warley, que entrou no segundo tempo e ajudou o time a sair de campo com a vitória, classificou o triunfo como um “passo importante” na campanha do time e lembrou que o clube pernambucano estava há 24 jogos sem perder em casa.
"Tabu foi feito para ser quebrado. Quebramos este", declarou o W9, para logo em seguida emendar: "Apesar da vantagem, nada está ganho. Temos que entrar com a mesma concentração no domingo".

O volante Izaías, que fez o gol da vitória, destacou o bom momento do clube. Ele não vinha sendo aproveitado na Série D, mas mostrou espírito de grupo. "Ainda bem que pude ajudar o time nessa caminhada".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp