icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Botafogo-PB fica no "quase" e vai para o nono ano seguido na Série C

Eliminação no último sábado frustrou, mais uma vez, os planos alvinegros de conquistar um lugar na Série B. Belo é um dos recordistas de disputas na história da Terceirona

Publicado em 08/11/2021 às 17:16


                                        
                                            Botafogo-PB fica no "quase" e vai para o nono ano seguido na Série C
(Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB)

O Botafogo-PB ficou, mais uma vez, pelo caminho  em busca do acesso à Série B do Brasileiro. O fato é que o Belo não foi páreo para o Ituano na partida disputada no último sábado, em Itu, pela rodada final do Grupo C. O revés por 3 a 1 somado ao triunfo do Criciúma sobre o Paysandu por 1 a 0 acabou com as chances botafoguenses. Com isso, o Alvinegro da Estrela Vermelha vai amargar o nono ano seguido na Terceirona, competição em que o clube é um dos recordistas em participações.

As frustrações anteriores do Botafogo-PB aconteceram quando a reta final da Série C ainda era disputada em um formato diferente. Tanto em 2016 quanto em 2018, o Belo caiu no mata-mata do acesso, sendo eliminado por Boa Esporte e Botafogo-SP, respectivamente, em confrontos que foram marcados por gols nos acréscimos. Aquelas quedas certamente causaram feridas profundas nos torcedores.

Nesta temporada, com um formato diferente para conquistar o acesso, o time foi para o quadrangular apostando na regularidade para subir de divisão. No entanto, mesmo chegando à última rodada dependendo apenas de suas próprias forças para carimbar a passagem para a Série B de 2022, a equipe foi derrotada pelo Ituano por 3 a 1 e perdeu a segunda colocação do Grupo B ao ver o Criciúma vencer o Paysandu fora de casa por 1 a 0.

A terceira eliminação do Botafogo-PB estando próximo do acesso acontece num intervalo de seis anos. É um problema com o qual clube e torcida estão tendo que conviver com frequência. Para se ter uma ideia, o Belo é um dos recordistas de participação na Série C do Campeonato Brasileiro. O ano de 2022 vai marcar a 19ª vez em que a equipe vai jogar a 3ª divisão. A marca é a segunda maior, atrás apenas da do Confiança, que já jogou a competição 20 vezes e, atualmente, está na zona de rebaixamento da Série B, prestes a ir para sua 21ª na Terceirona.

Outra marca impressionante do Botafogo-PB na Série C é que o clube vai amargar nove edições seguidas disputando a competição. Desde 2014, quando retornou à 3ª divisão, o Belo alternou bons e maus momentos, lutando para subir e também brigando contra o rebaixamento. Contudo, é bem verdade, as frustações que o Alvinegro promoveu se deram realmente nas brigas para subir.

Em 2016, contra o Boa Esporte, após um 0 a 0 no Almeidão, o Botafogo-PB sofreu um gol aos 50 minutos do segundo tempo, marcado por Gênesis, que acabou com o sonho botafoguense. Em 2018, o Belo foi além, conseguindo vencer o Botafogo-SP na partida de ida do mata-mata, em João Pessoa, mas sofrendo o gol da derrota em Ribeirão Preto aos 47 minutos da etapa final, com Caio Dantas, que levou a disputa para os pênaltis, vencida pelo Tricolor.


				
					Botafogo-PB fica no "quase" e vai para o nono ano seguido na Série C
Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB. Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB

A situação para 2022 não é das melhores para o Botafogo-PB após mais um "quase acesso". Isso porque o clube tem garantidas apenas duas competições para disputar: o Campeonato Paraibano, em que o Belo venceu pela última vez em 2019, e a Série C, naquela que vai ser a nona participação consecutiva da equipe. Ainda existe a possibilidade de o time botafoguense disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste, porém, para isso, vai ter que derrotar o Vitória, em Salvador, no jogo de volta da fase eliminatória.

O confronto de ida, no Almeidão, terminou empatado em 1 a 1. Ou seja, para conseguir despachar o Leão, o Botafogo-PB vai ter que vencer como visitante. Caso a partida, ainda sem data marcada para a sua realização, termine empatada, a decisão vai para os pênaltis.

Vale destacar que os botafoguenses estão fora da Copa do Brasil, pois foram eliminados do Campeonato Paraibano deste ano na semifinal, pelo Campinense, que terminou como o campeão. Por causa da queda, a disputa na competição nacional está fora de cogitação.

A delegação do Botafogo-PB desembarcou em João Pessoa nesse domingo. O foco agora se volta inteiramente à conquista de uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste na próxima temporada. A assessoria do clube confirmou a reapresentação do elenco para a próxima quarta-feira.

Imagem

Vitor Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp