ESPORTES
Botafogo-PB usou clássico contra o Auto Esporte há 30 anos para sair de seca de vitórias
No Paraibano de 1993, o Almeidão recebeu um Clássico Botauto que ficou marcado por um golaço de bicicleta.
Publicado em 29/01/2023 às 13:15 | Atualizado em 29/01/2023 às 14:56
Vivendo uma sequência sem vencer, o Botafogo-PB já se aproveitou de um Clássico Botauto para espantar a má fase. Foi no Campeonato Paraibano de 1993, há 30 anos, quando derrotou o Auto Esporte por 2 a 0 e ainda contou com um golaço de bicicleta, espantando a zica e vencendo justamente o arquirrival local. Nesta segunda-feira, o Belo tem uma nova possibilidade, num novo cenário, para bater o Macaco e se reestabelecer na temporada.
No Campeonato Paraibano de 1993, Botafogo-PB e Auto Esporte se enfrentaram pela terceira rodada do primeiro turno. Naquele momento, o Macaco vinha de dois jogos em casa, tendo acumulado uma derrota para o Atalia por 1 a 0 e uma vitória sobre o Esporte de Patos por 2 a 0.
Já o Belo amargava duas derrotas: para o Nacional de Patos por 1 a 0 dentro de casa e outra para o Guarabira por 3 a 1 como visitante. Ou seja, duas derrotas consecutivas que aumentavam a pressão para encarar o arquirrival.
Mas num Almeidão lotado para o clássico da capital, o Botafogo-PB conseguiu vencer bem o Auto Esporte. E o primeiro gol foi daqueles que foi exibido em rede nacional no Fantástico. O atacante Valério se aproveitou de uma bola mal afastada da defesa do Alvirrubro e aplicou uma bicicleta que terminou no fundo das redes. Um golaço!
O Botafogo-PB ainda marcou mais um gol, com o também atacante Agnaldo, vencendo o Auto Esporte-PB e conquistando a primeira vitória naquela edição do Campeonato Paraibano.
Naquele turno do Paraibano, Auto Esporte e Botafogo-PB chegaram até a fase semifinal, sendo eliminados por Treze e Campinense, respectivamente. O campeão paraibano de 1993 foi o Campinense, com o Belo sendo o vice o Auto fechando a competição na terceira colocação.
Faz tempo que Botafogo-PB e Auto Esporte não conseguem disputar juntos o título do Campeonato Paraibano. O Alvirrubro, que tem vivido de muitos baixos na história recente, venceu o estadual pela última vez em 1992. Já o Belo segue como uma das principais forças do estado e, apesar de ter vencido a competição pela última vez em 2019, segue brigando pelo título, sendo o atual vice-campeão.
O fato é que o Campeonato Paraibano 2023 não começou bem para alvinegros e alvirrubros. O Botafogo-PB é apenas o sexto colocado, acumula quatro empates em quatro jogos e, por consequência, um saldo zerado. Já o Auto Esporte é o lanterna, tem um ponto conquistado depois de um empate e três derrotas.
Nesta segunda-feira, os times podem fazer do Clássico Botauto um divisor de águas. Para o Belo, a primeira vitória na temporada pode marcar um novo momento naquele que vai ser o segundo jogo sob o comando de Francisco Diá. Já para o Macaco o triunfo pode tirar a equipe da lanterna e até da zona de rebaixamento dependendo do resultado final de São Paulo Crystal e Queimadense, que também se enfrentam na noite desta segunda-feira.
Botafogo-PB e Auto Esporte se enfrentam na noite desta segunda-feira, às 19h, no Estádio Almeidão. Como a primeira fase do estadual vai ser definida em turno único, este pode ser o primeiro e único Botauto de 2023. Haja responsabilidade para alvinegros e alvirrubros.
Comentários