ESPORTES
Brasil perde para a França na Copa do Mundo Feminina
Brasil sai atrás do placar, busca o empate com Debinha, mas gol no fim deixa o time de Pia Sundhage precisando vencer a Jamaica na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo Feminino
Publicado em 29/07/2023 às 11:03
O Brasil esteve perto de sair do Brisbane Stadium, na Austrália, com a classificação praticamente assegurada para a segunda fase da Copa do Mundo. Mas um gol da gigante Renard, aos 37 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória de 2 a 1 da França, pela segunda rodada da competição. O gol, aliás, saiu no melhor momento das brasileiras em campo, depois que Debinha empatou a partida.
Com o resultado, o Brasil agora vai precisar vencer a Jamaica, na quarta-feira, na última rodada da primeira fase. Caso a França confirme a liderança, o Brasil deverá cruzar com a forte Alemanha já nas oitavas de final.
+ Confira a tabela da Copa do Mundo Feminina
O primeiro tempo do jogo deste sábado foi amplamente dominado pelas francesas. Com uma marcação alta, o time europeu não deu espaço para as canarinhas e chegou ao primeiro gol através de Le Sommer, de cabeça. O Brasil teve uma grande chance de empatar, mas Adriana desperdiçou na marca do pênalti. De resto, o domínio francês acabou deixando a sensação que a derrota pelo placar mínimo foi um resultado.
Na segunda etapa o panorama mudou. Com mais atitude, o Brasil foi ganhando terreno e passou a ocupar mais o campo francês. Até que Debinha aproveitou uma bola dividida dentro da área e fez o primeiro gol dela em Copas do Mundo, aos 12 minutos.
A França nitidamente sentiu o empate, que ia deixando o Brasil na liderança do Grupo F. Sem o mesmo ímpeto, e sentindo claramente o desgaste físico, as francesas partiram em busca do segundo gol de forma desordenada, deixando espaços para o contra-ataque brasileiro. A virada esteve por detalhes.
Quando o domínio verde-amarelo era flagrante (parecido com o da França na primeira etapa), veio o castigo. Num escanteio, a craque Renard - jogadora mais alta da Copa - subiu sozinha e cabeceou para o gol.
Aí foi a vez do Brasil sentir. A França tratou de segurar o resultado e, também ela, por pouco, não recebeu o mesmo castigo. Aos 53 minutos de jogo, Andressa Alves cobrou uma falta na entrada da área. Kerolin, e depois Mônica, tiveram a chance de empatar, mas a defesa francesa afastou o perigo.
Comentários