ESPORTES
Calendário esquenta reunião
Clubes terão que quebrar a cabeça para definir o Campeonato Paraibano de 2014.
Publicado em 13/10/2013 às 8:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:52
O Campeonato Paraibano de 2014 começa a ser definido nesta segunda-feira. Numa reunião que promete ser quente, na sede da FPF, os dez clubes participantes terão que quebrar a cabeça para conciliar interesses e adequar o atual regulamento ao novo calendário proposto pela CBF.
Pelo Estatuto do Torcedor, a federação precisa manter o regulamento atual por pelo menos mais um ano. Qualquer mudança precisaria da aprovação unânime dos clubes, o que está longe de acontecer.
Campinense e Sousa já deixaram claro que não aceitam qualquer mudança. Neste ano, as duas equipes disputaram a Copa do Nordeste e entraram direto na segunda fase. O regulamento, no entanto, previa que os campeões da primeira fase já se garantiam na semifinal e ainda com vantagem de jogar por dois resultados iguais.
"O regulamento tem que ser mantido. O Campinense não dará unanimidade a qualquer mudança. Nós sofremos esse ano, agora que eles sofram também", disse o presidente William Simões, numa clara referência a Botafogo e Treze, representantes da Paraíba na próxima Copa do Nordeste.
Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, vai na mesma linha. Ele até admite buscar uma saída para diminuir as despesas, mas sem mexer na "essência" do regulamento.
"O regulamento tem que ser o mesmo. E é bom que a federação nem venha falar em mudanças para evitar desgastes desnecessários. O que podemos ver é diminuir o número de jogos, fazer um turno só de ida, por exemplo", sugeriu.
Botafogo e Treze parecem alheios à guerra. Para os dois, o problema é fazer o campeonato acabar no prazo dado pela CBF (primeira quinzena de abril), já que, em seguida, iniciam a disputa no Campeonato Brasileiro.
A CBF ofereceu 21 datas para os Estaduais que tenham times nas séries A, B e C. Para ser disputado com o regulamento deste ano, o Campeonato Paraibano precisará ter 32 datas disponíveis.
Comentários