ESPORTES
Campeonato Paraibano de 2023 terá técnico campeão inédito
Tiago Batizoco (Botafogo-PB), Renatinho Potiguar (Sousa), William De Mattia (Treze), São Paulo Crystal (Higor César) buscam seus primeiros títulos em suas temporadas de estreia como técnicos no Campeonato Paraibano.
Publicado em 25/03/2023 às 9:10
Quatro treinadores ainda buscam o título máximo do Campeonato Paraibano em 2023. E quem erguer a taça de campeão paraibano neste ano vai pela primeira vez ter o gostinho de conquistar um título na Paraíba. É que todos os técnicos que estão à frente de Botafogo-PB, Treze, Sousa e São Paulo Crystal estão disputando a competição, como treinadores, pela primeira vez.
O mais experiente em matéria de futebol paraibano é Renatinho Potiguar. Como comandante, é a sua primeira passagem na Paraíba, mas o treinador já disputou o estadual da Paraíba como atleta. Jogador, inclusive, do adversário desta semifinal, o Botafogo-PB.
Em 2009, o ex-lateral-esquerdo foi um dos destaques do Belo, que não fez um bom Campeonato Paraibano e foi eliminado nas primeiras fases dos dois turnos do torneio. Aos 40 anos, busca seu primeiro título estadual na Paraíba, agora como treinador.
No Botafogo-PB, Tiago Batizoco ganhou a missão de comandar o clube desde o último jogo da primeira fase. Auxiliar fixo do clube, o treinador é interino, mas é quem vai ter seu nome como treinador campeão, caso o Alvinegro consiga o título.
Aos 42 anos, Batizoco já tem trajetória como técnico, tendo três títulos estaduais em Rondônia, por Real Ariquemes e Vilhenense. O comandante atual do Belo chegou ao clube para ser auxiliar fixo e já foi auxiliar de dois técnicos: Moisés Egert e Francisco Diá. Ambos caíram e a missão da reta final do estadual ficou com Batizoco. Um título no Paraibano pode ser o passaporte da efetivação do técnico para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Na outra semifinal, mais dois debutantes no Campeonato Paraibano também buscam seu primeiro título na Paraíba. Com a pesada camisa do Treze, William De Mattia tenta recolocar o Galo da Borborema nos caminhos das glórias e do cenário nacional. Nesta temporada, o Treze joga apenas o estadual.
Para ter uma vaga na Série D do ano que vem, o Treze tem que chegar à final. Favorito no confronto contra o São Paulo Crystal, De Mattia, aos 39 anos, vai tentar levar a taça para o Presidente Vargas e conseguiu seu primeiro título mesmo na sua primeira passagem na Paraíba.
Por fim, temos Higor César, que aos 40 anos, após muita história no estado vizinho do Rio Grande do Norte, só neste ano desembarcou no futebol paraibano. Responsável pela classificação do São Paulo Crystal para a semifinal do estadual, o treinador tenta fazer uma abertura de mercado na Paraíba. Nada melhor do que conseguir seu primeiro título e dar a primeira taça de primeira divisão para o São Paulo Crystal.
A última vez que o Campeonato Paraibano teve um técnico campeão inédito foi em 2021, quando Ranielle Ribeiro levou a taça com o Campinense. No ano seguinte, o treinador se sagrou bicampeão estadual com a Raposa.
Jogos da volta das semifinais do Campeonato Paraibano:
Apenas dois vão seguir em busca do mesmo sonho após o fim da tarde de domingo. O Sousa recebe o Botafogo-PB no Estádio Marizão às 16h, pelo jogo de volta da semifinal. O primeiro jogo foi 1 a 0 para o Belo. No mesmo horário, o Treze recebe o São Paulo Crystal no Estádio Amigão. A primeira partida foi 1 a 1.
Comentários