ESPORTES
Campinense perde batalha no STJD e segue rebaixado
Após cinco horas, o STJD entendeu que não havia provas suficientes para punir o Fortaleza por uma suposta combinação de resultados e absolveu o time cearense.
Publicado em 28/09/2011 às 8:00
Em julgamento que começou às 18h21 e durou quase cinco horas, o Campinense viu o seu sonho de permanecer na Série C acabar numa decisão unânime. A 2ª Comissão Disciplinar do STJD entendeu que não havia provas suficientes para punir o Fortaleza por uma suposta combinação de resultados e absolveu o time cearense. Com isso, a Raposa terá mesmo que disputar a Série D em 2012.
À decisão de ontem ainda cabe recurso para o pleno, mas dificilmente será mudada. De qualquer forma, o presidente do Campinense, William Simões, já confirmou que a Raposa seguirá sua briga no tapetão.
O advogado do clube paraibano, Carlos Portinho, abriu o julgamento apresentando provas de leitura labial dos jogadores do Fortaleza. Logo depois, apresentou o vídeo onde jogadores do tricolor cearense conversam com o atacante Aloísio, do CRB, informando o fim do jogo em Campina Grande. A apresentação é encerrada com o samba “Reunião de Bacana”, do famoso refrão “se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”.
O vídeo foi duramente criticado pelos advogados do Fortaleza, que consideraram um desrespeito ao clube.
Apesar da defesa frágil dos advogados cearenses - além do Fortaleza, também havia defensores contratados pela Federação Cearense de Futebol (FCF) e pelo atacante Carlinhos Bala - a peça definitiva no julgamento de ontem foi o depoimento do árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Ele negou categoricamente qualquer arrumadinho entre os dois times e, inclusive, confirmou que a partida transcorreu normalmente, como tinha colocado na súmula - a não ser pelo fato do segundo tempo ter atrasado 12 minutos.
Fortaleza e CRB foram punidos em R$ 20 mil justamente por esse atraso no retorno para o segundo tempo, mas acabaram absolvidos por unanimidade naquilo que realmente importava - a suposta combinação que poderia levar à anulação do jogo.
Comentários