Campinense inicia segunda metade da Série C buscando deixar o Z-4 para trás e melhorar aproveitamento ofensivo

Se no sistema defensivo o Campinense, apesar do mau momento, está entre as cinco melhores da Terceirona, o ataque, por sua vez, decepciona e é o segundo pior da 3ª divisão do Brasileirão.

Samy Oliveira / Campinense

Mais da primeira metade da Série C do Campeonato Brasileiro já ficou para trás. O Campinense, porém, não vive bom momento na sua volta à Terceirona depois de 11 anos de ausência. Atualmente na 18ª posição na tabela, a Raposa acumulou uma série de resultados ruins nas 10 primeiras partidas no torneio, como, por exemplo, o segundo pior ataque entre os 20 clubes da competição até o momento e uma das piores campanhas jogando fora de casa. O Jornal da Paraíba se debruçou sobre os números e esmiúça nas próximas linhas os números do Rubro-Negro na 3ª divisão de 2022.

Até o momento, o Campinense entrou em campo em 10 oportunidades na Série C, com uma campanha de duas vitórias, três empates e cinco derrotas, culminando em um aproveitamento de apenas 30%. Durante grande parte da primeira metade da competição, a Raposa teve como trunfo a sua defesa mesmo com os resultados negativos. No entanto, após a goleada por 4 a 0 sofrida para o Remo, na rodada #9, e a derrota por 2 a 1 para o Manaus, no último fim de semana, o time de Campina Grande caiu da segunda para a quinta colocação no ranking dos melhores sistemas defensivos da Terceirona.

Olávio, Campinense
Campinense quer se livrar do perigo do rebaixamento neste início de segunda metade da Série C — Foto: Estefinho Francelino / Campinense

Se a defesa — apesar de ter grande margem para melhora — figura no top-5 entre os 20 clubes da competição, o ataque decepciona. Até o momento, em 10 jogos, o ataque raposeiro balançou as redes adversárias apenas seis vezes, o que dá uma média de 0,6% gol marcado a cada 90 minutos, uma média bem abaixo da média geral de 2,2 gols por partida do campeonato.

Confira os números da Raposa na Série C

Campanha geral

  • 10 jogos disputados: duas vitórias, três empates e cinco derrotas (30% de aproveitamento).
  • Seis gols marcados (segundo pior ataque) e 11 gols sofridos (quinta melhor defesa).

Campanha em casa

  • Cinco jogos: uma vitória, dois empates e duas derrotas (aproveitamento de 33,3%).

Campanha fora

  • Cinco jogos: uma vitória, um empate e três derrotas (aproveitamento de 26%).

Cartões

  • 24 cartões amarelos (média de 2,4 por jogo) e um cartão vermelho (média de 0,1 por jogo).

O próximo compromisso do Campinense na Série C será no próximo sábado, fora de casa, contra o Confiança, às 17h. A Raposa está na 18ª colocação, com nove pontos, um a menos que o time Sergipano, que é 17º, fechando a zona de rebaixamento.