icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Casal queniano faz a dobradinha da Meia Maratona do Rio de Janeiro

Joshua Kemei e Eunice Kirwa vencem as duas provas, neste domingo. Franck Caldeira surpreende os africanos no fim e termina em segundo.

Publicado em 22/08/2010 às 15:09

Do G1

Dobradinha queniana do casal Joshua Kemei e Eunice Kirwa na 14ª edição da Meia Maratona Internacional de Janeiro, que contou com a participação de 19 mil atletas, neste domingo. Kemei liderou com folga a corrida e venceu com facilidade, com o tempo de 1h04m03s. O brasileiro Franck Caldeira, tricampeão da prova, surpreendeu os rivais africanos no final e terminou na segunda colocação. O alagoano Damião Ancelmo foi o terceiro.

No feminino, domínio das africanas. A queniana Eunice Kirwa, campeã do ano passado, disparou nos últimos metros e ganhou a corrida (1h14m37s), seguida pela etíope Alene Amare e a queniana Rumokol Chepkanan. A alagoana Marily dos Santos, que chegou a liderar a prova por alguns quilômetros, terminou na quinta posição, ao ser ultrapassada na reta final.

- Na verdade, acompanhei o ritmo das africanas o máximo que pude. No final, lutei pelo último lugar no pódio - disse Marily.

Eunice, que é casada com Joshua há cinco anos, com quem tem um filho, Kipchumba, de três anos e meio, contou que a saudade de seu filho é o seu maior drama no Brasil.

- Ele fica com meus pais e só consigo matar a saudade por telefone. É difícil, mas faz parte de nossa profissão - contou a queniana.

Prova quente

Em um domingo de sol no Rio, com 22º de temperatura, a elite masculina largou às 9h na Praia de São Conrado, meia hora depois do início da prova feminina. Os quenianos lideravam junto dos brasileiros no começo da corrida, incluindo a subida da Av. Niemeyer. Já em Copacabana, no sexto quilômetro de prova, dois atletas africanos se destacaram: o etíope Minda Namomisa e o queniano Joshua Kemei.

Os dois correram praticamente sozinhos até pouco mais da metade da prova, na altura do Leme, quando o queniano Titus Kibii enconstou no pelotão da frente. A partir daí, Kemei deixou seus adversários para trás e abriu larga vantagem na Praia de Botafogo.

Nos últimos seis quilômetros, já no Aterro do Flamengo, Kibii, que havia assumido o segundo lugar, acabou ultrapassado por Franck Caldeira, que teve um excelente final de prova. Nos metros finais, Kemei imprimiu um ritmo forte e cruzou a linha de chegada na frente, com boa folga.

- Estou muito feliz com esse resultado e queria agradecer aaos torcedores do Rio. Dei esse presente para a minha mãe, que faleceu recentemente e hoje está me assistindo de camarote - disse Franck, após a prova.

A Meia Maratona Internacional do Rio, que é uma das principais provas do calendário brasileiro, contou com 19 mil corredores inscritos, entre atletas profissionais e amadores. A competição, que começou em São Conrado, percorreu a orla da Zona Sul carioca, passando pelos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp