icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

CBF já se vê pressionada para punir os rebeldes

Federações se mobilizam para pedir a desfiliação do Treze e de mais três clubes.

Publicado em 05/06/2012 às 6:00


O advogado Carlos Portinho, que representa o Campinense no Rio de Janeiro, declarou ontem que está acompanhando de perto o imbróglio envolvendo as séries C e D e que, nos bastidores, algumas federações estaduais já começam a se mobilizar para convocar uma assembleia extraordinária da CBF com o objetivo de deliberar sobre a desfiliação de todos os clubes que entraram na justiça comum requerendo vaga na Terceirona.

Segundo ele, este “desfecho drástico” seria sumário e envolveria inclusive o Rio Branco do Acre, dono de um acordo extrajudicial com a CBF e o STJD, que deu início a boa parte da confusão.

“Algumas federações estaduais já se mobilizam para pedir a desfiliação destes clubes. Seriam todos desfiliados: Rio Branco, Treze, Araguaína e Brasil de Pelotas”, destacou o advogado.

Ainda de acordo com o jurista, as federações teriam que obedecer todo um trâmite legal até desfiliar os clubes, mas ele pondera que este processo não é necessariamente demorado.

“As federações se reúnem e convocam a Assembleia Extraordinária da CBF. Deliberam sobre as exclusões e, uma vez aprovadas, a decisão precisa ser submetida ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Sendo acatada pelo STJD, as desfiliações são confirmadas. Os clubes deixam de fazer parte da associação que é a CBF e as séries C e D podem começar”, explicou.

O plano que estaria em curso a partir de algumas federações para desfiliar as equipes já teria o apoio até mesmo de muitos dos clubes que estão aptos para jogar a Série C do Brasileirão. O presidente do Vila Nova-GO, Marcos Martinez, é um dos que admitem as conversas neste sentido e diz inclusive que vai para uma reunião no Rio de Janeiro nesta terça-feira para tratar do assunto.

Portinho disse ainda que o Campinense respeita todas as instâncias da justiça desportiva, mesmo quando a decisão vai de encontro aos seus interesses. Ele não esconde, no entanto, que, na sua opinião, o Campinense (hoje confirmado na Série D) pode acabar se beneficiando com tudo isto, herdando vaga na Série C graças a uma confusão iniciada pelo Treze.

“Sabemos que a preço de hoje esta é ainda uma hipótese remota. Mas se todos forem desfiliados, inclusive o Rio Branco, o Campinense pode ficar com vaga na Série C - o time foi, dentre os rebaixados da Série C do ano passado, o de melhor desempenho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp