ESPORTES
CSP precisa de fracassos de Botafogo-PB, Campinense e Treze para avançar no Paraibano
Confira a matemática do CSP para a última rodada. Clube só avança numa situação em que Botafogo-PB, Campinense e Treze sejam eliminados juntos.
Publicado em 06/03/2023 às 17:15
O próximo domingo vai definir quais quatro clubes ainda vão disputar o título de campeão paraibano deste ano. Mas há um fato que já está definido. É que os três maiores campeões da história do estado não vão avançar juntos para o mata-mata do Campeonato Paraibano Betino. Isso porque não dá mais para Botafogo-PB, Treze e Campinense passarem de fase de maneira conjunta. Apenas dois deles, um, ou até nenhum deles vai avançar. Quem está de olho nisso é o CSP, que só se classifica nesse cenário em que Belo, Raposa e Galo não avancem.
Apenas o Sousa está classificado para o mata-mata. Nacional de Patos, Botafogo-PB, Treze, São Paulo Crystal e CSP lutam pelas outras três vagas. A situação do Tigre não é nada simples. Vai ter que vencer o Sousa, no Marizão, o que já não é fácil. E ainda vai precisar de uma combinação de resultados. Algumas, bem improváveis. Sobretudo porque Treze e Campinense enfrentam os dois times rebaixados do Campeonato Paraibano deste ano. Pelo menos em termos de competição, os adversários dos Maiorais não têm nada em jogo. Então é difícil imaginar que as duas equipes não vençam. O Galo encara a Queimadense. A Raposa joga contra o Auto Esporte-PB.
Para passar de fase, o CSP precisa torcer para que Treze e Botafogo-PB percam seus jogos. O Belo enfrenta o Nacional de Patos no Estádio José Cavalcanti, em uma partida em que quem ganhar se classifica. Outra torcida que o Tigre tem que ter, somada as já explicadas, é para o Campinense não vencer seu compromisso.
Caso tudo isso aconteça, o CSP passaria Botafogo-PB e Campinense no número de vitórias e empataria com o Treze nesse critério. Então, o CSP teria que tirar em sua eventual vitória sobre o Sousa somada à eventual derrota do Treze para a Queimadense uma diferença de gols que hoje é de quatro gols entre Tigre e Galo. Confira abaixo as situações de Treze, Campinense e Botafogo-PB também para a última rodada.
Treze
O Treze tem a situação, em tese, mais simples. O Galo só depende de sua vitória para se garantir na próxima fase do estadual. O clube encara a Queimadense, já rebaixada, no domingo, no Estádio Amigão.
Mas o time pode ser eliminado. Caso perca ou empate, basta o Botafogo-PB ou Campinense ganhar para o Alvinegro dar adeus ao Paraibano ainda na primeira fase. Se perder, basta que um dos seus rivais ou até o CSP ganhe, que o Galo não avança.
Botafogo-PB
O Botafogo-PB tem uma situação teórica relativamente simples: depende de si para avançar. Mas a situação prática está longe de ser tranquila. Isso porque faz um jogo de vida ou morte com o Nacional de Patos, outro clube que depende apenas de seu triunfo para avançar no estadual.
Caso empate em Patos, o Belo até pode passar de fase. Mas aí vai ter que torcer para que o Campinense não bata o Auto Esporte-PB, que o Treze perca da Queimadense e que o CSP não vença por mais de quatro gols de diferença o Sousa.
Campinense
A situação mais dramática é da Raposa. O clube não pode perder ou empatar na última rodada, senão estará eliminado do Campeonato Paraibano. Então, para avançar, primeiro terá que fazer a sua parte e vencer o Auto Esporte-PB, em João Pessoa, no domingo.
Feito isso, a Raposa vai ter que torcer para Treze e Botafogo-PB não ganharem seus jogos. Só assim, o Campinense ultrapassa os dois e termina a primeira fase com a quarta colocação, a única que pode alcançar. O Galo encara a Queimadense no Amigão, enquanto que o Belo vai a Patos enfrentar o Nacional de Patos.
Comentários