icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Desportiva Guarabira só reagiu no final

Publicado em 21/12/2011 às 8:00


O ano de 2011 parecia promissor para a Desportiva. Eleito para quatro anos na presidência do clube, o empresário Domingos Sávio resolveu inovar na preparação para o Campeonato Paraibano e mandou o time passar 30 dias fazendo pré-temporada em Alagoa Grande.

Além dos talentos da região, garimpados anualmente na Copa Rural – uma das competições amadoras de maior prestígio no Estado – o Espantalho do Brejo também resolveu apostar num nome novo para técnico. Assim, José Soares (aquele mesmo, autor de um dos gols na histórica vitória do Botafogo-PB sobre o Flamengo de Zico, em 1980), assumiu o clube com a missão de surpreender no Campeonato Paraibano.

Mas foi justamente a pouca bagagem de Soares como técnico a razão apontada por Domingos Sávio para a campanha da Desportiva no Campeonato Paraibano. O time começou mal e só foi vencer a primeira partida na 16ª rodada, uma categórica goleada de 3 a 0 sobre o Campinense. Nesse jogo, já era comandado pelo português Luís Oliveira, que assumiu o clube no returno da primeira fase - Geraldo Cirino ainda passou um tempo como interino, após a demissão de Soares, na sexta rodada.

“Acho que o grande problema da Desportiva esse ano foi ter insistido muito com o Soares. E aí é um erro que eu assumo.

Quando resolvi trocar, já era tarde. O Luís Oliveira fez o que pôde, mas não conseguiu salvar o time do rebaixamento”, analisou Domingos Sávio.

De fato, a Desportiva até que esboçou uma reação no fim do campeonato. A ponto de terminar o Campeonato Paraibano a apenas três pontos do Auto Esporte (15 a 12). Aliás, o rebaixamento foi sacramentado no jogo entre os dois times, na penúltima rodada – empate em 3 a 3, na Graça.

Com mais três anos na presidência, Domingos Sávio juntou os cacos de mais um rebaixamento e já começou a planejar 2012. A meta é disputar a 2ª divisão, mas isso só acontecerá se o clube receber o dinheiro do Gol de Placa.

“Não adianta fazer dívida em cima de dívida. Todo mundo quer jogar, quer voltar à primeira divisão. Mas tenho responsabilidade com o clube e só posso colocá-lo na segunda divisão se tiver dinheiro em caixa”, disse o presidente, que estima em R$ 50 mil a dívida atual da Desportiva.

Campeã da Segundona em 2009, o clube já conhece o caminho das pedras. Sabe das dificuldades que terá pela frente, até porque 2012 é ano de eleições municipais, e nessas horas, a Segundona costuma inchar.

“É mais uma dificuldade que teremos pela frente. Devemos ter um campeonato com oito, nove clubes. Bem diferente da segunda divisão deste ano. É mais um complicador, mas acho que vale o esforço para colocar Guarabira de volta na primeira divisão”, prometeu.

De qualquer forma, o primeiro passo para a reestruturação da Desportiva já está sendo dado. O time sub-18 lidera a Copa Rural e promete ser a base para a redenção em 2012.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp