ESPORTES
Dez anos sem Ariano Suassuna: a influência do futebol no amor pelo Sport
Escritor paraibano completaria 97 em 2024. No entanto, há uma decada, Ariano Suassuna nos deixava. Relembre o amor do dramaturgo pelo Leão da Ilha.
Publicado em 23/07/2024 às 6:12 | Atualizado em 23/07/2024 às 6:47
Há 10 anos, Ariano Suassuna nos deixava. Após uma década de sua morte, no dia 23 de julho de 2014, o Jornal da Paraíba relembra o amor do escritor paraibano pelo futebol e por seu clube de coração, o Sport, onde se tornou ícone e recebe homenagens até os dias de hoje. Uma de suas marcas registradas, pelo seu amor ao Leão da Ilha, era o seu traje "Sport Fino", que sempre carregava consigo em suas palestras e momentos importantes.
Mas, para saber como essa vestimenta virou uma marca registrada, é necessário revisitar 1994. Naquele ano, o Presidente de Portugal, Mário Soares, o condecorou com a Medalha da Ordem do Infante Dom Henrique. O convite para a ocasião dava instruções de como Ariano deveria se vestir: com um traje Esporte Fino.
+ Os 95 anos de Ariano Suassuna: relembre paixão pelo Sport que marcou trajetória do escritor
Sabendo disso, o escritor paraibano decidiu unir a roupa preta, que usou quando tomou posse na Academia Pernambucana de Letras, e uma camisa social vermelha. O blazer preto, juntamente com a calça, seria responsável pela "finura", como dizia Ariano Suassuna. Já a vestimenta encarnada representaria o Sport, compondo uma roupa rubro-negra.
O dramaturgo, autor de "Auto da Compadecida", também permanece na memória do Leão da Ilha com uma de suas frases icônicas, que foi marcada em dois uniformes da equipe pernambucana:
Eles não sabem o que é felicidade. Porque felicidade é torcer pelo Sport!
A primeira vez que Ariano Suassuna foi homenageado em um dos padrões do Sport foi quando ele ainda era vivo, no ano de 2013. Na ocasião, a frase do escritor foi gravada na manga da camisa rubro-negra. E, recentemente, em 2023, o Leão da Ilha lançou um novo uniforme como tributo ao dramaturgo, em que trazia o modelo "Sport Fino", que sempre esteve presente com o paraibano.
No padrão lançado pelo time pernambucano, ainda é possível notar gravuras na parte preta — que relembra o blazer — simbolizando o Movimento Armorial, estilo criado por Ariano Suassuna na década de 1970, em que buscava a valorização das raízes nordestinas.
Dada a imensidão do afeto do paraibano pelo Sport, o clube não apenas o homenageou em seus uniformes. Em 2015, o Leão da Ilha criou a Taça Ariano Suassuna, a qual se trata de um amistoso com equipes internacionais, no início de cada temporada. No entanto, a última realização da partida aconteceu em 2018, contra o Atlético Tucuman. Em 2022, o clube pernambucano planejava retornar com o tributo, mas não conseguiu um acordo com equipes em tempo hábil.
Mesmo após 10 anos de sua morte, assim como seu grandioso legado na literatura brasileira segue vivo, a sua paixão pelo Sport continua viva na história do Leão da Ilha, assim como ela é passada para os torcedores rubro-negros, de geração em geração.
Comentários