ESPORTES
Dia Nacional do Futebol: importância, origem e história da data
Publicado em 29/05/2023 às 14:10
O esporte mais popular do país tem uma data especial em sua homenagem. Saiba mais sobre a história, origem e importância do Dia Nacional do Futebol.
O futebol é o esporte mais popular do Brasil. Ao longo dos anos, clubes, times e jogadores históricos ajudaram na popularização dessa modalidade em solo brasileiro. No entanto, nem todo apaixonado por futebol sabe que existe uma data específica em homenagem ao futebol, o chamado ‘Dia Nacional do Futebol’ - 19 de julho.
Por isso, o JORNAL DA PARAÍBA preparou uma matéria especial para falar sobre quando surgiu essa data comemorativa, a origem e fatos importantes que levaram o futebol a se tornar o único esporte capaz de ter um dia no calendário um dia próprio.
Dia Nacional do Futebol, o que é?
O Dia Nacional do Futebol é uma data comemorativa escolhida desde 1976 pela então Confederação Brasileira de Desportos, a CBD, que posteriormente virou a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, para representar toda a importância deste esporte no país.
Em termos práticos, a data não é considerada feriado nacional. Isso porque para um dia ser considerado feriado, precisa preencher requisitos estabelecidos em lei, como ser uma data magna para o Estado.
Quando é o dia nacional do futebol?
Na década de 1970, a CBD decidiu escolher uma data em que melhor sintetizasse toda a importância da modalidade para o Brasil. Por isso, o dia 19 de julho foi escolhido para oficialmente ser o dia nacional do futebol.
Qual a origem do Dia Nacional do Futebol?
A escolha do Dia Nacional do Futebol não aconteceu à toa, afinal essa é a data de fundação do Sport Club Rio Grande, no Rio Grande do Sul, time considerado oficialmente o mais antigo no país em atividade.
No entanto, apesar da escolha da CBF, a opção pelo dia nacional do futebol ser uma homenagem ao primeiro time do Brasil, fez com que outros clubes, como a Ponte Preta, de Campinas, no interior de São Paulo, afirmassem que o Rio Grande não é o primeiro clube de futebol do país.
Isso aconteceu porque é alegado que o Rio Grande encerrou atividades nos respectivos anos de 1972, 1974 e 1976, ao contrário da Ponte Preta, que desde 1900 se mantém sempre na disputa de torneios de menor ou maior relevância ao longo das décadas.
O clube paulista já entrou com pedidos junto à própria CBF para o reconhecimento, mas em contrapartida não obteve sucesso até atualmente. O Rio Grande afirma que nos anos indicados pela Ponte, o clube ainda se manteve em atividade.
Datas importantes do futebol, saiba quais são
Além do dia nacional do futebol, outras datas que têm relação com o principal esporte praticado no nosso território são adotadas no Brasil. O JORNAL DA PARAÍBA fez um levantamento com as principais datas comemorativas envolvendo o futebol, que também não são consideradas feriados. Veja as principais abaixo.
Dia do goleiro
Além do papel fundamental das torcidas no esporte, a principal figura dentro do jogo é o jogador de futebol. Muitos valorizam os jogadores que fazem os gols, que têm os melhores dribles e os mais habilidosos. No entanto, há uma posição crucial dentro do jogo, que qualquer erro pode levar a um fracasso. Estamos falando dos goleiros.
Além do Dia Nacional do Futebol, a data de 26 de abril ficou convencionada como o dia do goleiro. A escolha da data tem relação com uma homenagem ao goleiro Hailton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga, histórico arqueiro que venceu inúmeros títulos e se consagrou com a camisa do Internacional de Porto Alegre.
Dia do treinador
Em 14 de janeiro, outra figura importante é celebrada dentro do mundo do futebol: os treinadores. Se os jogadores são quem marcam os gols, quem arma os esquemas e monta as estratégias para a vitória são os técnicos. Porém, diferentemente de outras datas, o dia do treinador de futebol não foi especificamente estabelecido para homenagear algum profissional famoso.
Dia do árbitro
Se goleiros e treinadores, na maioria das vezes são amados pelos torcedores, a figura do árbitro dentro do futebol não é das mais queridas pelo público e até pelos times que estão envolvidos em eventuais jogos. Mesmo assim, é inegável a importância dos árbitros para o esporte e por isso, no dia 11 de setembro, se comemora essa data em homenagem aos juízes do futebol.
História do futebol, saiba como começou
Não existe até o momento uma versão exata que remonte a história do futebol e os seus primórdios. Existem várias linhas históricas que defendem diferentes versões para o começo do esporte. No entanto, o que é certeza é que o futebol na era moderna nasceu na Inglaterra, com a maioria das regras que temos até hoje.
As primeiras regras escritas surgiram em 1830, as chamadas ‘The Football Rulles’, e foram criadas por estudantes de um colégio britânico, local onde a modalidade foi muito praticada no começo.
Porém, como as regras variavam de colégio para outro colégio que também praticava algo semelhante, isso gerou diferentes interpretações sobre a prática de um mesmo jogo, por isso em 1848, representantes de diferentes instituições educacionais da Inglaterra se encontraram para definir regras comuns para o futebol.
Com isso, campeonatos começaram a ser disputados ao longo dos anos entre essas instituições. Mesmo assim, somente em 1863, quando outra reunião entre representantes de escolas e universidades aconteceu e ficou definida a criação da Football Association, órgão este que gere até os dias atuais o futebol da Inglaterra.
Após essa definição e consolidação das regras atualizadas, em 30 de novembro de 1872, o primeiro jogo da história entre seleções nacionais foi disputado, em um empate em 0 a 0 entre Escócia e Inglaterra.
Onde o futebol foi criado?
O futebol como conhecemos, com as regras de impedimento, 11 jogadores em cada time, cartões amarelos e vermelhos para punir infrações, entre outras leis, teve sua criação facilmente indicada na Inglaterra, no século XIX. No entanto, há versões mais antigas do jogo, com características gerais parecidas, que remontam de países como China e Itália.
No ‘país da bota’, por exemplo, uma versão conhecida como o ‘Calcio Storico’ é disputada até os dias atuais e também foi importante para a criação do futebol como conhecemos na Itália. Versões similares na Groenlândia, Paraguai, Oceania e Estados Unidos também foram registradas antes do futebol moderno propriamente dito.
Quem trouxe o futebol ao Brasil?
O pioneiro do futebol no Brasil foi Charles Miller, que apesar de ter esse nome, nasceu em São Paulo. De origem inglesa, ele foi criado no país britânico e mantinha constantes viagens entre as duas regiões.
Vendo o futebol se desenvolver na Inglaterra e, inclusive, tendo sido jogador de um clube inglês, trouxe os conhecimentos sobre as regras do esporte para a cidade natal e fez com que a modalidade se disseminasse por aqui também.
Em 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, duas equipes formadas por ingleses radicados na capital paulista se enfrentaram. O São Paulo Railway, time do próprio Charles Miller, venceu a Companhia de Gás por 4 a 2, no que é considerado a primeira partida de futebol no Brasil.
A história do futebol no Brasil
Após o pioneirismo de Charles Miller no Brasil, desafios e torneios foram sendo criados em diversos estados. Mas na contramão disso, nem todas as classes sociais eram aceitas dentro da prática desse esporte. Nas primeiras décadas, somente a elite participava.
Mas, com o crescimento urbano do país e o desenvolvimento de grandes cidades, o esporte acabou se popularizando entre as camadas menos favorecidas, inclusive gerando a criação de clubes de futebol.
Somente na década de 1930, o esporte passa a ser jogado profissionalmente, devido à resistência anterior de clubes do eixo Rio-São Paulo. A profissionalização coincidiu também com o período do governo de Getúlio Vargas na presidência do país.
O chefe de governo teve papel importante na difusão do esporte para além das capitais, através de espaço dentro dos meios de comunicação estatais e também com a construção do Maracanã e o ator de sediar uma Copa do Mundo em 1951.
Brasil, o país do futebol: títulos de Copa do Mundo conquistados pela Seleção Brasileira
Conhecido como o ‘país do futebol’, o Brasil é a seleção mais condecorada na história desse esporte, sendo cinco vezes campeã do mundo, em 1958, 1962, 1970, 1994 e, por último, em 2002. O país também gerou diversos craques ao longo da história, como o ‘Rei’ Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, além de nomes que marcaram época, como Garrincha, Zico, Ronaldo e Romário.
Copa do Mundo: o que é e qual a importância
Com o desenvolvimento do futebol e de diversos torneios desde quando o futebol foi criado, surgiu a necessidade também da disputa entre os melhores jogadores de determinado país contra outro. Com isso, em 1934 foi disputada a primeira Copa do Mundo, campeonato que reúne os melhores países dentro do mundo do futebol.
Também é um dos torneios esportivos de maior relevância no cenário mundial, porque impacta diretamente a vida de milhares de pessoas nos países em que a competição é sediada.
Brasil em Copas do Mundo
O Brasil é o país com maior número de títulos da Copa do Mundo, com cinco taças, à frente de Itália e Alemanha, que têm quatro conquistas cada uma das seleções. Veja abaixo o retrospecto de cada vitória brasileira na competição mais importante do planeta.
1958
O primeiro título brasileiro em copas veio oito anos após a decepção nacional que foi a perda da taça da Copa do Mundo de 1950, em território brasileiro, contra o Uruguai. A redenção aconteceu contra a Suécia, que sediava o campeonato, em uma final emocionante, vencida por 5 a 2, de virada. Pelé marcou dois gols nesse jogo.
1962
Não demorou muito para o Brasil repetir a dose de campeão e na Copa do Mundo seguinte, em 1962, faturou o bicampeonato. Se em 58 o título veio com protagonismo de Pelé, quatro anos depois a taça veio com o brilho de Amarildo, que substituiu o ‘Rei’, lesionado, e foi vice-artilheiro do torneio. Na final, a seleção venceu por 3 a 1 a Tchecoslováquia.
1970
Oito anos após o bicampeonato, o Brasil se tornou a primeira seleção a ser tricampeã do mundo. Desta vez, a vitória veio contra a Itália na final, em uma atuação histórica, pelo placar de 4 a 1, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto.
1994
O maior jejum já vivido pela seleção em termos de títulos de Copa foi de 24 anos e só acabou depois de outra vitória na final contra a seleção italiana. No entanto, dessa vez isso não veio com facilidade, afinal a decisão foi para a disputa de pênaltis depois de um 0 a 0 no tempo normal. Com Roberto Baggio perdendo uma das cobranças máximas, o Brasil venceu o tetracampeonato.
2002
O último título do Brasil em Copas do Mundo veio em 2002, quando Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho comandaram a seleção para o histórico pentacampeonato, que nenhuma outra equipe havia atingido anteriormente. Cafu ergueu a taça da maior competição de todas, os brasileiros derrotaram a Alemanha por 2 a 0, com dois gols do ‘Fenômeno’.
Resumo
Nesta reportagem, você conheceu o significado do Dia Nacional do Futebol, data dedicada ao esporte mais querido do país, e também outras datas comemorativas sobre o futebol, como o dia de goleiro e o dia do treinador.
Além disso, você viu como a história do futebol, criado na Inglaterra, e como ele chegou ao Brasil e posteriormente se popularizou entre a massa de pessoas.
Se você é um torcedor apaixonado e quer saber tudo sobre futebol, acesse o Jornal da Paraíba para ver mais sobre o Dia Nacional do Futebol e conteúdos especializados sobre o futebol e outros esportes.
Comentários