ESPORTES
Eleito o melhor árbitro do Campeonato Paraibano, Afro Rocha é afastado pela CBF
Afro foi o quarto árbitro na partida entre Sport e Palmeiras, pela Série A do Campeonato Brasileiro, confronto que terminou com pênalti polêmico.
Publicado em 08/04/2025 às 17:25
Eleito o melhor árbitro do Campeonato Paraibano Unipê 2025 pela Rede Paraíba, Afro Rocha foi afastado por tempo indeterminado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele estava escalado como quarto árbitro na equipe de arbitragem da partida entre Sport e Palmeiras, válida pela 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, confronto que acabou com uma polêmica envolvendo um pênalti marcado equivocadamente a favor do Alviverde.

O lance aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 1 a 1. O árbitro Bruno Arleu de Araújo viu um toque de Matheus Alexandre, lateral-direito do Sport, em disputa de bola com Raphael Veiga e marcou pênalti para o Palmeiras, convertido por Piquerez.
De acordo com a diretoria do Leão da Ilha, o jogador tocou apenas na bola. Posteriormente, a jogada foi revisada pelo VAR, que sustentou a decisão de campo.
Após reclamação por parte do Sport, a CBF decidiu afastar toda a equipe de arbitragem presente na partida. A comissão de arbitragem da entidade se baseou no Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que constatou equívocos cometidos pelos profissionais durante o jogo.
Segundo Rodrigo Cintra, coordenador-geral da comissão de arbitragem da CBF, a decisão vai além de uma punição, ela busca instruir os árbitros para que equívocos possam ser evitados.

Confira a arbitragem de Sport 1 x 2 Palmeiras:
- Árbitro principal: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ)
- Assistente 2: Thiago Henrique Neto (RJ)
- Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho (PB)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
- AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba.
Comentários