ESPORTES
Em Campina Grande, BT200 de beach tennis terá a presença da atleta Samantha Barijan, atual número 16 do mundo
Atleta fará dupla com a brasileira Raquel Iotte, atual número 21 do ranking. A melhor classificação de Samantha foi em 2013, quando conquistou o Campeonato Mundial, o que a levou para a primeira posição.
Publicado em 18/03/2022 às 12:30
Campina Grande sediará uma nova etapa do ITF Beach Tennis World Tour: o ITF BT200. A competição acontecerá entre os dias 18, 19 e 20 de março, na H7 Arena Esportiva, localizada no Bairro Catolé. A modalidade, que tem ganhado adeptos por todo o mundo, trará à cidade paraibana a atleta Samantha Barijan, atual número 16 do mundo. Ela acredita que a disputa na Rainha da Borborema é uma chance de voltar ao top 10.
Apesar de estar ganhando a adesão de diversos brasileiros nos últimos meses, o amor de Samantha Barijan começou há muitos anos.
Comecei em 2008, num curso de capacitação de professores de tênis. Lá, conheci a atleta Joana Cortez, e ela falou sobre o novo esporte. Quando fui passar umas férias no Rio de Janeiro, recebi o convite dela para jogar, me apaixonei pela modalidade, pelo estilo de vida carioca e me mudei para a cidade em 2009, lembrou.
Ainda que tenha seus patrocínios, Samantha falou sobre o desafio de ser atleta de beach tennis. Isso porque os preços de passagens, hospedagem e alimentação seguem crescendo.
Antigamente, minha principal renda era o meu trabalho com a escola Basa Beach Tennis. Porém, apenas com isso eu não conseguia me dedicar tanto a vida de atleta. Hoje consigo me dedicar mais por causa dos meus principais patrocínios. Mas, ainda é difícil ser atleta mesmo com o crescimento da modalidade. O circuito mundial percorre o mundo inteiro, e as viagens estão cada vez mais caras. Sem suporte de patrocínio, é praticamente impossível seguir o embalo de torneios, declarou.
Para Samantha, a competição em Campina Grande é uma chance de subir no ranking. A melhor posição da atleta foi em 2013, quando foi a líder mundial. Naquele ano, ao lado da carioca Joana Cortez, conquistou o título mundial.
Vejo o ITF BT200 Campina Grande como uma grande oportunidade. Além de ser mais um desafio e a possibilidade de um título importante, o campeonato vale pontuação para o ranking mundial. Um bom desempenho é essencial para continuar subindo no ranking, afirmou.
Em Campina Grande, Samantha competirá ao lado de Raquel Iotte, atual número 21 do mundo. As duas, inclusive, disputaram juntas a última edição do World Tour, organizado pela Federação Internacional de Tênis, em Foz do Iguaçu, no Paraná, nos dias 4, 5 e 6 de março. Na ocasião, foram derrotadas na final pela brasileira Joana Cortez, número 9, e a italiana Faminia Daina, número 5.
A etapa BT200, em Campina Grande, que acontecerá neste fim de semana, terá, ao todo, 96 duplas: 48 masculinas e 48 femininas. 30 mil dólares em premiações serão entregues no torneio. US$15 mil para cada categoria. O dinheiro será disponibilizado a partir das quartas de final, ao passo que a dupla se classifica.
Por fim, Samantha afirma que um de seus principais desejos é levar o beach tennis por todo o Brasil. Além disso, pretende voltar ao top 10 do ranking.
— Voltar ao top 10 do mundo. Quero levar o beach tennis a mais pessoas através do meu centro de treinamento, construir novas gerações de beach tennistas e deixar meu legado no esporte, finalizou.
Comentários