icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Entenda a polêmica envolvendo o Treze e o problema cardíaco do meia Everton Heleno

Atleta de 34 anos foi reprovado após uma bateria de exames, realizou testes por conta própria, mas foi contestado pela diretoria do Galo.

Publicado em 12/04/2025 às 8:00

Contratado pelo Treze para disputar a reta final do Campeonato Paraibano Unipê 2025 e a Série D do Campeonato Brasileiro, Everton Heleno esteve envolvido em polêmicas referentes ao seu estado de saúde desde que chegou ao Galo. Dias após sua apresentação, o meia de 34 anos foi submetido a uma bateria de exames, e um problema cardíaco acabou sendo detectado. Contudo, ele realizou testes por conta própria, que garantiriam sua condição de atuar profissionalmente no futebol; porém, o clube contestou os laudos. O Jornal da Paraíba traz os detalhes deste caso.


				
					Entenda a polêmica envolvendo o Treze e o problema cardíaco do meia Everton Heleno
Everton Heleno em sua apresentação no Treze. (Foto: Daniel Vieira/Treze)

Contratação de Everton Heleno

Anunciado no dia 3 de março, o meia chegou ao Treze para compor o elenco que disputaria a semifinal do Campeonato Paraibano. Com passagens por Sousa, América-RN, Mirassol e Luverdense, seu último clube, a estreia com a camisa do Galo estava prevista para ocorrer contra o Botafogo-PB, clube que Everton defendeu em 2020, quando atuou em 28 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências.

Problema cardíaco detectado

Alguns dias após sua apresentação, uma alteração foi identificada nos exames cardíacos realizados por Everton sob supervisão da equipe médica do Treze. Assim, o meia acabou não sendo regularizado para a reta final do Campeonato Paraibano, mas seguiu sendo assistido pelo clube, para que seu caso fosse investigado mais profundamente, buscando confirmar sua real condição.

Reprovado pela segunda vez

Após novos testes, o problema cardíaco foi mais uma vez detectado pelo clube. Com isso, segundo Raúl Santos, executivo de futebol do Treze, foi realizada uma nova bateria de exames, na qual o problema cardíaco foi confirmado e, visando preservar a saúde do jogador, a contratação não foi concretizada.


				
					Entenda a polêmica envolvendo o Treze e o problema cardíaco do meia Everton Heleno
Everton Heleno durante treino do Treze. (Foto: Daniel Vieira/Treze)

Everton Heleno refuta o Treze

Após a declaração do executivo de futebol do Treze, o meia, por meio de uma nota publicada nas redes sociais, refutou a posição do clube e afirmou possuir exames feitos de forma independente que garantem sua condição de seguir atuando no futebol profissional. Além disso, o atleta disse que nunca teve qualquer histórico de problemas de saúde que comprometesse sua atuação como jogador.

Resposta do clube

Na última quinta-feira (10), após a declaração de Everton, o Treze resolveu esclarecer a situação clínica do meia e o motivo da não contratação. Em nota, a diretoria afirmou que, em uma primeira avaliação cardiológica, foram verificadas alterações importantes; por isso, uma nova bateria de exames foi realizada. No entanto, alterações indicativas de isquemia miocárdica com moderada gravidade foram observadas. Com todas as possibilidades clínicas esgotadas, o contrato com o atleta não foi fechado.

Por conta própria, Everton realizou testes ergométricos e apresentou os resultados como satisfatórios; porém, segundo o Treze, os laudos de aptidão para a prática de esportes de alto rendimento devem ser fornecidos apenas por meio de uma consulta cardiológica ampla e sob a responsabilidade de um médico assistente. Nesse contexto, o clube optou por não colocar em risco a vida do atleta sem que profissionais de saúde atestem formalmente sua aptidão para a prática do futebol profissional.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba.

Imagem

Gabriel Cirne

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp