ESPORTES
Espanhol alerta para a falta de ciclovias em João Pessoa
Francisco Cerezo dá voltas no mundo e passa por João Pessoa pela primeira vez, mas critica falta de segurança para pedalar na cidade no dia a dia.
Publicado em 07/12/2011 às 8:00
Ele é espanhol, já deu várias voltas ao mundo pedalando e há 23 anos dissemina a ideia de que a bicicleta é o mais barato e limpo meio de transporte existente. No Brasil pela terceira vez, agora para percorrer o litoral do Nordeste de bicicleta, Francisco Cerezo está em João Pessoa até o próximo dia 11 para fazer palestras, participar de passeios ciclísticos e pedir para que as autoridades públicas invistam em ciclovias e em campanhas de conscientização para a população.
Cerezo admitiu que apesar de ter percebido alguns investimentos do poder público municipal, João Pessoa ainda é uma cidade perigosa para se pedalar no dia a dia.
“Estou na cidade há algum tempo e neste período eu aprendi a pedalar com medo. Primeiro porque as ciclovias existentes não ligam os pontos mais importantes e movimentados e depois porque os carros andam sempre com muita velocidade. O ciclista em João Pessoa se arrisca muito para se deslocar e o motorista em regra não respeita ninguém”, declarou Cerezo, um ex-professor que abandonou a sala de aula para percorrer o mundo sobre duas rodas.
Ele explica, por exemplo, que as ciclovias pessoenses praticamente cortam apenas a orla e não ligam esta região ao Centro da cidade.
A cidade do mundo mais desenvolvida no respeito ao ciclista, segundo Francisco Cerezo, que já pedalou em todos os cinco continentes, é Amsterdam, na Holanda. Na contramão disso, algumas capitais de países africanos.
Cerezo forçou no último sábado um encontro com o prefeito pessoense Luciano Agra e entregou a ele um pedido por escrito para que a cidade seja melhor preparada para os ciclistas. (Globoesporte.com)
Comentários