ESPORTES
Exausto, Cielo perde força no fim e fica com o bronze nos 100m livre
Brasileiro é superado por Nathan Adrian e Brent Hayden no Pan-Pacífico e interrompe entrevista após a prova alegando que estava passando mal
Publicado em 20/08/2010 às 8:33
Do Globoesporte.com
Durante quase toda a prova, Cesar Cielo ignorou a marola na Califórnia. Mesmo largando na raia 8, o recordista mundial dos 100m livre pulou na frente na prova desta noite, no Pan-Pacífico, e segurou a liderança até os últimos metros. Na reta final, não resistiu.
O brasileiro perdeu fôlego na chegada e foi ultrapassado por Nathan Adrian e Brent Hayden. Em uma de suas provas favoritas, ficou com a medalha de bronze. Ao sair da piscina, foi vencido pela exaustão. Ofegante, ainda tentou explicar a prova, mas interrompeu a entrevista e se ajoelhou no chão.
- Estou sentindo a minha perna doer até o osso. O finalzinho ali pesou e eu acabei perdendo a medalha de ouro. Espera aí, estou passando mal – disse Cielo ao SporTV, ajoelhando-se no chão e ficando de cabeça baixa por alguns segundos, antes de se levantar e ir embora (veja no vídeo abaixo).
Cielo bateu em 48s48, naturalmente bem acima de seu recorde mundial, 46s91, obtido com a ajuda do supermaiô em Roma, no ano passado. O americano Adrian ficou com o ouro ao nadar em 48s15, seguido de muito perto pelos 48s19 do canadense Hayden.
- Sinceramente, não fugiu muito do esperado. Já não estou me sentindo bem nessa prova tem um tempo. A minha chance era passar forte nos 50m e tentar segurar a volta. Mas realmente faltou um pouco de treino aeróbico nesta temporada. O final está pesando muito mais do que estava pesando antes. E isso não é de agora. Foi a temporada toda. Isso é uma coisa que eu vou ter que acertar para o ano que vem - afirmou Cielo, após a cerimônia do pódio.
O brasileiro penou nas eliminatórias e quase ficou fora da final nesta quinta. Ele largou na raia 8 e teve o melhor tempo de reação (0s67). Ignorando a parte ruim da piscina, fez a virada na frente (22s74) e se manteve na liderança durante três quartos da prova. Foi quando perdeu força e viu Adrian e Hayden ganhando as posições.
Após olhar o placar por alguns segundos, deitou de barriga para cima na raia e foi o último a sair da piscina, ofegante. Chegou a cambalear nos primeiros passos e foi andando devagar até a zona mista para falar com os jornalistas. Foi quando, no meio da entrevista, sentiu-se mal e precisou se agachar no chão.
Alguns minutos depois, Cielo ainda mancava, mas ao menos esboçava o sorriso. Subiu ao pódio para receber o bronze, sorriu para os companheiros de prova e ouviu o hino americano.
O foco do brasileiro agora se volta para o sábado, quando vai disputar os 50m livre.
- Estou super confiante para está prova. Minhas saída está a melhor de todas e eu sinto que sou o mais forte dentro da piscina. Eu só preciso é de resistência - avisou.
Nicolas chega em quarto na final B
Na final B, Nicolas Oliveira foi o quarto colocado, com o tempo de 49s36. Henrique Rodrigues terminou em sexto, com 49s91. A prova feminina foi vencida pela americana Natalie Coughlin, com 53s67. A australiana Emily Seebohm e a americana Dana Vollmer fizeram 53s96 e dividiram a prata.
Comentários