ESPORTES
Federação só vai marcar finais do Paraibano após decisão definitiva
Em entrevista na tarde desta sexta-feira (3), assessoria jurídica da Federação informou que datas de novos jogos só devem ser marcadas com o julgamento do mérito das ações.
Publicado em 03/06/2011 às 16:00
Da Redação
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) convocou uma entrevista coletiva para avisar que o Campeonato Paraibano 2011 continuará indefinido até que sejam julgados os méritos das ações movidas na Justiça Desportiva desde o jogo Treze 4 x 0 Botafogo no dia 8 de maio. A coletiva foi conduzida pela assessora jurídica da entidade, a advogada Socorro Leite, que afirmou que as partidas entre Botafogo e Campinense só serão marcadas depois da decisão final do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB).
Com a decisão da Segunda Comissão Disciplinar do TJD-PB, na última terça (31) de punir o Treze com a perda de pontos na partida semifinal contra o Botafogo, a expectativa era de que novas finais, desta vez entre o Belo e a Raposa, fossem remarcadas. Mas, segundo a assessora jurídica da FPF, a Federação só marcará as datas dos novos jogos quando os méritos das ações movidas na Justiça forem julgadas.
“Na resenha que recebemos da Segunda Comissão Disciplinar do TJD-PB não determina que a Federação marque os jogos. E, como há méritos de ações a serem julgado ainda, a FPF vai esperar um desfecho judicial. Ou, então, a partir de uma determinação por escrito do Tribunal, orientando a Federação a marcar os jogos”, declarou a advogada Socorro Leite.
A advogada ainda disse que a Federação encaminhou um ofício à Segunda Comissão Disciplinar do TJD-PB, solicitando que eles acelerem o processo para que as partidas sejam marcadas. “Se há alguma parte interessada no fim disto tudo, essa parte é a Federação Paraibana de Futebol, que quer cumprir o seu papel, mas que não pode passar por cima de determinações judiciais”, afirmou Socorro.
Sobre a urgência em se definir o campeonato para a Paraíba poder indicar o seu representante na Série D do Campeonato Brasileiro, Socorro Leite explicou que o prazo inicial informado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi o dia 15 de maio, mas, “por entender o caso da Paraíba, a CBF estendeu o prazo para esta sexta, que já expirou”. Ela demonstrou confiança com relação à Paraíba não deixar de participar da competição nacional. “Como a nossa presidente, Rosilene Gomes, tem um bom relacionamento com a CBF, imagino que se tivermos a situação definida até o dia 5 de julho, ainda poderemos indicar nosso representante”.
A Série D do Brasileirão começa no dia 17 de julho e a Paraíba será representada pelo melhor colocado no campeonato estadual, excluindo-se o Campinense, que já tem vaga assegurada na Série C.
Participaram da reunião, representando a FPF, o assessor de comunicação Geraldo Varela e o assessor técnico Douglas de Araújo. Pelo lado do Botafogo, estiveram presentes o advogado Frederick Diniz, o vice-presidente Sérgio Meira e o presidente Roberto Buriti. O advogado do Treze, Marcos Túlio também esteve presente.
O advogado do Botafogo, Frederick Diniz, informou que o clube tentará, junto à Justiça Desportiva, um ofício que determine a marcação das partidas por parte da Federação. “Não há motivo para que as partidas não sejam marcadas. A determinação do STJD foi de que a Federação não pode homologar o campeão, mas não que não pode marcar os jogos”, declarou.
Entenda o caso
Com a decisão da última terça-feira (31) de punir o Treze com a perda de pontos do jogo contra o Botafogo no último dia 8 de maio, o Galo perdeu o título que conquistou em campo, e o campeonato deverá ser retomado. Belo e Raposa decidem o título da segunda fase e o vencedor enfrentará o Treze na grande final.
O alvinegro de Campina Grande, além de perder os pontos da partida, terá que pagar multa de R$ 20 mil por ter, no entendimento do TJD-PB, infringido o artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para o clube que acarretar, de forma intencional, o final antecipado de uma partida. A diretoria do Treze anunciou, no site oficial do clube, que recorrerá da decisão em 1ª instância.
O Botafogo tem pressa pela marcação das partidas, já que o prazo para a definição do representante paraibano na Série D do Brasileirão, que sai do campeonato estadual, está chegando ao fim. Segundo a FPF, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estipulou esta sexta (3) como data limite para a divulgação do representante do Estado na competição nacional. Mas, em contato com a reportagem do Paraíba1, a assessoria da CBF informou que não há um prazo definido.
A Série D começa no dia 17 de julho. O representante paraibano será o melhor colocado no estadual, excluindo-se o Campinense, que já está na série C.
Comentários