ESPORTES
Fepa aposta em candidato de consenso para superar crise
Federação Equestre Paraibana (Fepa) terá novo comando a partir de 2010. Empresária Mariza Ribeiro Muguet foi lançada como candidata de consenso para as eleições da próxima semana.
Publicado em 03/12/2009 às 12:08
Expedito Madruga
Do Jornal da Paraíba
A Federação Equestre Paraibana (Fepa) terá novo comando a partir de 2010. A empresária Mariza Ribeiro Muguet foi lançada como candidata de consenso para as eleições da próxima semana. Ela assume o cargo de presidente no lugar de Manuelina Hardman. “Recebi esse convite há uma semana e fiquei muito feliz. Para falar a verdade, não esperava por esse convite, mas vou procurar trabalhar com muita seriedade para honrá-lo”, disse Mariza.
A reunião que definiu o nome de Mariza aconteceu na última terça-feira (1), reunindo os representantes legais das nove entidades filiadas à Fepa, entre eles, o empresário Eduardo Carlos, da Sociedade Hípica Cabo Branco (SHCB). Estiveram presentes ainda a atual presidente, Manuelina Hardman, a vice Juliana Medeiros, além do coronel Morena, representando o Exército Brasileiro.
De início duas chapas foram lançadas: a da situação, encabeçada por Juliana Medeiros, e a da oposição, tendo à frente o coronel Monteiro, da Polícia Militar. Para evitar o enfraquecimento da Fepa, chegou-se a uma candidata única e de consenso, no caso, Mariza Muguet.
A futura presidente é mãe do cavaleiro Eduardo Muguet, um dos principais nomes do hipismo paraibano. Mariza pode ser considerada uma das precursoras da modalidade no Estado, uma vez que apoiava o filho antes mesmo da criação da Fepa.
A maior bandeira da nova presidente será transformar o hipismo em uma modalidade viável. Para isso, pede a participação da iniciativa privada. “O hipismo é um esporte caro, não podemos esquecer isso. Você tem muitos gastos para disputar uma competição fora da Paraíba. A nossa intenção é divulgar o esporte, conseguir patrocínios de empresas privadas. É assim que o hipismo consegue destaque no Sul do país”, compara Mariza.
Prestação de Contas
Embora na reunião da última terça-feira (1) tenha havido um princípio de discussão por causa da matéria publicada no Jornal da Paraíba do último sábado, denunciando a falta de apresentação de documentos administrativos, financeiros e contábeis de março a novembro deste ano, os tais documentos não foram apresentados - como aliás, determina o Estatuto da Fepa.
Paulo Dias, da SHCB, confirmou que o assunto será encaminhado à Confederação Brasileira de Hipismo. “É lamentável que o balanço de março a novembro não tenha sido apresentado na reunião, como é dever da atual diretoria. Por isso, sinto-me na obrigação de remeter o caso para a CBH conhecer, processar e decidir o que será feito”, disse Paulo Dias.
A futura presidente preferiu não comentar o assunto. “Essa é uma cobrança que tem que ser dirigida ao Conselho Fiscal, que tem pessoas capazes de responder essa questão. Não tenho conhecimento dessa situação e por isso prefiro não falar nada a respeito. Seria até antiético se falasse alguma coisa agora”, encerrou Mariza.
Mesmo eleita, na próxima terça-feira (8), a nova presidente Mariza Muguet terá que apresentar o balanço, pois este diz respeito à Federação. Além disso, vai assumir a responsabilidade de outros débitos - só para citar alguns, está o parcelamento da dívida com a CBH e o valor da ambulância da última etapa do Circuito Norte-Nordeste, que ainda não foi quitado.
Comentários