icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Feras do frescobol vão invadir a capital

João Pessoa será sede da Copa Brasil da modalidade, nos dias 5 e 6 de novembro. Arena será montada no Cabo Branco.

Publicado em 18/09/2011 às 6:30

João Neto

Você já deve ter ouvido falar do frescobol. Em algum momento, até já achou parecido com o tênis. Pois se ainda pensa assim, está redondamente enganado. “É um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro, no século 20. É jogado por dois atletas ou mais. Sua prática também é comum em locais públicos. Nesta modalidade, não existe rivalidade, não há vencidos e nem vencedores. Como se joga cooperativamente, não há adversários, e sim parceiros. É um jogo onde cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas”.

Essa é a definição exata do frescobol que promete ser a grande pedida do verão. É porque João Pessoa vai sediar, entre os dias 5 e 6 de novembro, a Copa do Brasil da modalidade, a maior competição do país e nos últimos anos vinha acontecendo na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte.

As disputas serão realizadas na praia do Cabo Branco, nas proximidades da academia Corpo Livre – inclui as categorias profissional (dupla mista, masculina e feminina) e amador (dupla mista e masculina).

Não vai ser a primeira vez que a capital paraibana vai receber um campeonato nacional da modalidade. Foi o que revelou a coordenadora geral da competição, Paula Camargo, ressaltando também que é esperada a presença de participantes de diversos estados, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Ceará e Bahia.

“Já aconteceram vários campeonatos aqui, tanto de âmbito local, como nacional. Estive um período longe, por causa de alguns problemas particulares, e estou voltando novamente ao cenário do esporte”, declarou Paula Camargo, responsável pela Associação de Frescobol de Tambaú (Asfret), que conta com 55 atletas filiados.

O tempo de afastamento da dirigente, na verdade, foi de nove anos. Coincidência ou não, foi justamente em 2002 a última vez que uma competição nacional de Frescobol aconteceu em João Pessoa. Enquanto ela esteve longe, as disputas se revezaram entre diferentes lugares, como Olinda-PE e as praias de Pipa-RN, Baía de Maracaípe-PE e Gaibu-RN. (Especial para o JP)

Capixabas dominam

Os capixabas dominaram a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Frescobol, realizada no mês passado, em Campo Grande. A competição teve exibição de 9 Estados (incluindo a Paraíba), divididas em três categorias. Os capixabas venceram com Tacyano/Marcelo (masculino), Kátia/Jansy (feminino) e Tacyano/Kátia (duplas mistas). O Campeonato Brasileiro tem mais duas etapas, em Vitória e São Paulo.

Diferente

Apesar de ser confundido em algumas oportunidades com o beach tennis, o frescobol se distingue basicamente pelo seu estilo cooperativo. No beach tennis há uma rede de separação.

Esporte barato

O frescobol é um dos esportes de menor custo para quem o pratica. Até porque o material utilizado é simples: apenas um conjunto composto por um par de raquetes e uma bola de qualidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp