ESPORTES
Fla e São Paulo duelam hoje
O São Paulo, em plena ascensão, ainda acredita que pode chegar pelo menos ao vice-campeonato.
Publicado em 21/10/2012 às 8:00
Flamengo e São Paulo fazem hoje um jogão pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo, em plena ascensão, ainda acredita que pode chegar pelo menos ao vice-campeonato. Enquanto que o Fla pretende usar o fator casa para se livrar de vez do rebaixamento. A partida é no Engenhão e começa às 16h (horário de Brasília).
O Flamengo, por sinal, treinou duro para o jogo. Dorival Júnior terá como desfalques Leonardo Moura, que segue em recuperação de um estiramento na coxa direita, e o volante Luiz Antonio, suspenso por causa do terceiro cartão amarelo recebido diante da Portuguesa. Fora do embate com a Portuguesa também pelo acúmulo de cartões, Wellington Silva tem retorno certo.
Detentor da segunda pior campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro (uma vitória, cinco empates e seis derrotas), o Flamengo ocupa a 15ª colocação na tabela de classificação do torneio nacional, com 37 pontos, estando oito pontos à frente do Palmeiras, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.
Já o São Paulo está embalado. Sob comando de Ney Franco, o São Paulo achou no 4-2-3-1 seu melhor desenho tático na temporada. O sistema é o mesmo que Tite empregou para levar o Corinthians ao título nacional e da Copa Libertadores. Não por acaso, nos dois times a dupla de volantes é um dos principais destaques.
Assim como no Corinthians, os atacantes do São Paulo, em especial os pontas Lucas e Osvaldo, têm obrigação de ajudar na marcação dos laterais adversários. Caso contrário, o sistema defensivo fica muito vulnerável. Até mesmo o centroavante Luis Fabiano se vê obrigado a pressionar a saída de jogo rival.
Rogério Ceni, ídolo são-paulino, aprova a forma do clube jogar.
“O melhor esquema tático no mundo é o 4-2-3-1, com dois volantes de qualidade. Paulinho e Ralf é que sustentam o Corinthians, enquanto a alma do nosso time passa por Denilson e Wellington”, compara o capitão Rogério Ceni, citando o rival de forma espontânea.
O técnico Ney Franco endossa a análise do goleiro. “São dois jogadores que dão sustentação à parte defensiva, mas são técnicos também. Quando um sai para o ataque, o outro segura. Fazem muito bem essa função”, destaca.
No primeiro turno, o São Paulo goleou o Flamengo por 4 a 1. E espera repetir resultado semelhante mesmo jogando longe do Morumbi.
Comentários