ESPORTES
Fórmula de sucesso
Depois de passar 40 dias treinando no calor de João Pessoa, Kleber Ramos comemora pódio na Copa América de ciclismo.
Publicado em 10/01/2013 às 6:00
O ciclista paraibano Kléber Ramos, que ficou em terceiro lugar na Copa América de Ciclismo, realizada no último domingo, no Rio de Janeiro, falou sobre sua “fórmula secreta” para alcançar este bom desempenho, logo na primeira grande prova da temporada. O atleta disse que realizou todo o seu período de treinamento em sua cidade natal, João Pessoa, e que durante 40 dias fez sessões de treinos de três horas, num calor que variou na casa dos 36º.
“Treinava sempre a partir das 8h, que era o horário aproximado da Copa América. Mas o calor de João Pessoa realmente foi um diferencial na minha preparação. Treinei no auge do verão pessoense e isto certamente me ajudou”, declarou o paraibano, que se manteve treinando na cidade até o dia 31 de dezembro.
Kléber Ramos (que na prova só ficou atrás do argentino Francisco Chamorro e do brasileiro Nilceu Santos) falou ainda da providencial ajuda de seu pai, José Félix da Silva, mais conhecido por Índio, que em dias alternados pegava uma moto e acelerava a 70 km/h. O objetivo era treiná-lo para situações de perseguição e de sprint na Copa América.
“Meu pai ia na frente com a moto, sempre na mesma velocidade, e cabia a mim acompanhá-lo de perto por uma hora. Depois, ainda pedalava outras duas horas, sempre mantendo um ritmo forte.
Este trabalho ajudou muito na minha performance”, destaca.
O ciclista, que compete atualmente pela equipe Dataro, mora atualmente em Sorocaba e foca agora em duas outras provas.
Primeiro ele vai competir no Torneio de Verão da Baixada Santista, que tem duração de cinco dias e que venceu em 2010; e depois na Vuelta das Américas do Uruguai.
Kleber hoje é considerado um dos principais sprints do país e avisa que projeta brigar por uma vaga nas Olimpíadas do Rio, em 2016. (Do Globoesporte.com)
Comentários