icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

FPF é notificada e já pode marcar datas das finais entre Campinense e Botafogo

Federação só estava esperando o comunicado oficial do TJD-PB sobre o resultado do julgamento da última terça, no qual o Treze foi punido com perda de ponto contra o Belo.

Publicado em 01/06/2011 às 18:05

Da Redação

O que faltava para a Federação Paraibana de Futebol (FPF) poder marcar as datas das partidas finais da 2ª fase do Campeonato Paraibano, entre Campinense e Botafogo, aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (1º). A Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado (TJD-PB) comunicou oficialmente à Federação o resultado do julgamento da última terça, que acarretou na punição ao Treze e consequente anulação do título do Galo.

Com a oficialização do comunicado, a FPF pode, agora, marcar as datas das partidas entre Campinense e Botafogo, que decidirão o título da 2ª fase da competição. Quem vencer, enfrentará o Treze na grande final geral. A primeira partida entre os dois times será no Almeidão, em João Pessoa, e o jogo da volta, no Amigão, em Campina Grande. A Raposa joga por dois resultado iguais, já que fez melhor campanha na 1ª fase.

A divulgação das datas pode sair a qualquer momento. Em nota publicada no site oficial da FPF, a diretoria da Federação comunicou que tão logo o TJD-PB comunicasse sobre o resultado do julgamento, seriam tomadas as medidas necessárias para a definição das datas, obedecendo os critérios estabelecidos no Estatuto do Torcedor. O anúncio das datas deve ser feito com, no mínimo, 48 horas de antecedência da realização dos jogos.

O fato de o Estado ainda estar sem representante na Série D do Campeonato Brasileiro pode acelerar o processo. O Estado será representado pelo melhor colocado no Campeonato Estadual, excluindo-se o Campinense, que já está na Série C. Como resta menos de dois meses para o início da competição nacional, e ainda serão necessário quatro partidas para a definição do Campeonato Paraibano, as datas das finais devem ser marcadas ainda nesta semana.

Ainda assim, a Paraíba corre o risco de ficar sem representante na 4ª divisão do futebol nacional. É que o Treze ainda pode recorrer da decisão no Pleno do TJD-PB e, ainda, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O julgamento

O Treze foi condenado, por quatro votos a um, a pagar multa de R$ 20 mil e a perder os três pontos conquistados no Treze 4 x 0 Botafogo do último dia 8. A decisão foi tomada pela Segunda Comissão Disciplinar do TJD-PB na noite de terça (31).

Os votos favoráveis ao Botafogo foram dados pelos auditores José Martins, Valberto Alves Azevedo, Isaías Olegário da Silva e Acrísio Alves de Almeida. Eles se basearam no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que cita como infração a intencionalidade em deixar um time com número insuficiente de atletas em campo, forçando a antecipação do fim da partida.

Votou favorável ao Treze apenas relator Paulo Freire, que considerou como únicas provas contundentes os laudos apresentados pelo Departamento Médico do Galo, atestando que os jogadores Ferreira e Doda não tinham condições clínicas de continuar no jogo.

O Treze ainda pode recorrer ao Pleno do TJD e, posteriormente, se for o caso, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp