ESPORTES
Governo da PB abre investigação contra clubes que receberam verbas do 'Gol de Placa'
Apuração é um procedimento preliminar, feito em parceria pela Controladoria e Secretaria de Fazenda.
Publicado em 06/11/2019 às 9:23 | Atualizado em 06/11/2019 às 17:20
Os clubes de futebol paraibanos que receberam dinheiro público do Programa Gol de Placa viraram alvo de um procedimento de investigação preliminar do governo da Paraíba. A portaria de abertura foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6). A investigação vai ser feita de forma conjunta entre a Controladoria Geral do Estado e a Secretaria da Fazenda.
De acordo com a portaria, o objetivo da investigação é “apurar os ilícitos cometidos na seara dos órgãos e entidades desportivas ligadas ao futebol paraibano diante dos indícios de desvio de recursos originados do programa Gol de Placa". A apuração afeta diretamente os clubes que jogam a 1º divisão do Campeonato Paraibano, que são os que recebem dinheiro do estado como forma de incentivo.
A portaria cita um ofício do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que investigou o futebol paraibano na Operação Cartola e que teria encontrado evidências de atos ilícitos no Gol de Placa.
O procedimento de investigação é sigiloso e não punitivo, mas antecede um Processo Administrativo de Responsabilização, que pode gerar punições. Neste momento vai se checar indícios “de autoria e materialidade de todo e qualquer fato que possa acarretar a aplicação das sanções previstas".
Comentários