ESPORTES
Gran Fondo é confirmado para 2024, e João Pessoa se consolida no tradicional circuito de ciclismo
Gran Fondo tem quarta edição na capital paraibana confirmada.
Publicado em 31/12/2023 às 8:08 | Atualizado em 31/12/2023 às 9:13
Reportagem por Max Oliveira
Prova muito tradicional em toda a Europa, o Gran Fondo também está se consolidando em João Pessoa, que já recebeu três edições. A mais recente nesse mês de dezembro, reunindo 250 ciclistas de 12 estados brasileiros. Em 2024, vai ter mais! A quarta edição está confirmada.
João Pessoa ganhou esse diretito por ser considerada uma cidade calma, cheia de belezas naturais e de povo caloroso e hospitaleiro. Além disso, forma uma tríade de capitais extremamente próximas, estando no meio de dois grandes centros do Nordeste.
Gran Fondo se consolida em João Pessoa
A natureza e o cotidiano da capital também formam um cenário indispensável para a prática de ciclismo. Somado a isso, a competição busca promover melhorias na mobilidade urbana.
O Gran Fondo alia velocidade e resistência, com percursos longos. A prova está fazendo tanto sucesso em João Pessoa e está firmada num grupo seleto onde figuram apenas Brasília (DF), Goiânia (GO) e Gramado (RS).
De acordo com Kaio Márcio, secretário de Esportes da capital, a edição 2023 consolidou João Pessoa como local ideal para o Gran Fondo.
"Essa última edição só fortaleceu os eventos esportivos em João Pessoa, que tem um diferencial que se reflete na qualidade de vida da sua população, pois é uma cidade que tem uma ótima geografia para seus eventos e temos a dizer que, com certeza, hoje João Pessoa é a capital do esporte”, disse o ex-nadador campeão pan-americano.
Na prova dos 109 quilômetros desse ano, vencida pelo paraibano Danrley Cavalcante, de Olivedos, o atleta elogiou a largada controlada na área urbana da cidade, no Busto de Tamandaré, por questões de segurança.
Em seguida, depois de passagens por Altiplano, Avenida Hilton Souto Maior e a BR-230, quando os ciclista atingiram uma velocidade de até 71 quilômetros por hora, a competição justificou estar entre uma das etapas do circuito Gran Fondo.
"O Gran Fondo é uma das maiores provas de ciclismo em nível de Brasil, e fico feliz de encerrar minha temporada com vitória. Para nós que somos atletas é um privilégio participar de uma prova tão organizada", exaltou o ciclista que completou o percurso no tempo de 2 horas e 51 segundos.
De acordo com Romolo Lazzaretti, coordenador do Gran Fondo, diante da organização e sucesso da prova, que se repetem a cada ano, a quarta edição do evento em João Pessoa já está garantida para 2024.
“Com todo esse sucesso e uma prova tranquila como sempre acontece na cidade, tenho a absoluta certeza que a quarta edição do Gran Fondo, em João Pessoa, virá com força total no ano que vem”, projetou.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Comentários