ESPORTES
Grêmio luta por vice
Para terminar o Brasileirão em segundo lugar, Grêmio precisa vencer o internacional.
Publicado em 02/12/2012 às 17:40
Nada mais simbólico para a história do Estádio Olímpico que ter um Gre-Nal como seu último jogo oficial. Neste domingo, Grêmio e Internacional duelam pela 394ª vez, a 123ª no principal palco gremista, o estádio que mais vezes recebeu o principal clássico do Rio Grande do Sul até hoje. A partida fecha a participação dos dois times gaúchos no Campeonato Brasileiro e vale, para o Tricolor, o vice-campeonato nacional.
De mudança para a Arena, que promete ser o estádio mais moderno da América Latina, o Grêmio vive dias de euforia. Além da mudança de endereço, o Tricolor já projeta o ano de 2013 em seu estádio novo com a garantia de participar da Copa Libertadores da América. Mesmo assim, ainda restam dois objetivos: o de fechar a história do Olímpico com uma vitória sobre o maior rival e o de garantir o vice-campeonato, que dará vaga direta à fase de grupos da Libertadores e a certeza de um calendário menos corrido no começo do ano que vem.
Para terminar o Brasileirão em segundo lugar, o Grêmio precisa vencer o Internacional ou torcer para que o Atlético-MG não derrote o Cruzeiro no clássico mineiro. Qualquer uma destas combinações dá ao Tricolor o vice. Atualmente, o time de Vanderlei Luxemburgo tem 70 pontos, contra 69 do Galo. Ambos estão garantidos matematicamente na Libertadores.
Mesmo estando 19 pontos à frente do Inter na tabela, o Grêmio tem alguns problemas que abalam seu inegável favoritismo no clássico. A dupla de ataque titular, por exemplo, está fora - Kléber, machucado, e Marcelo Moreno, suspenso pelo STJD.
Fora de qualquer briga na tabela, o Internacional tem como meta estragar a festa gremista de despedida do Olímpico e terminar o ano com dignidade. Kleber e Dagoberto, lesionados, e Bolívar e Nei, afastados, são os desfalques do técnico Osmar Loss.
Comentários