icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

IFAB debate uso do VAR em segundo cartão amarelo e cronômetro para laterais

Reunião dos Painéis Consultivos do órgão que define as regras do futebol discutiu novas propostas para acelerar o jogo e evitar punições equivocadas.

Publicado em 02/11/2025 às 6:00

Novas mudanças nas regras do futebol estão em análise pela International Football Association Board (IFAB), entidade responsável por definir as normas do esporte. Em reunião realizada na terça-feira (28), em Zurique, na Suíça, os Painéis Consultivos de Futebol e Técnico (FAP-TAP) discutiram duas propostas principais: a inclusão do árbitro de vídeo (VAR) em situações de segundo cartão amarelo aplicado de forma incorreta e a criação de uma contagem regressiva para cobranças de lateral e tiros de meta.


				
					IFAB debate uso do VAR em segundo cartão amarelo e cronômetro para laterais
(Foto: Rebeca Reis/ Staff Images Woman/CBF)

A ideia do cronômetro para arremessos laterais surge após a recente adoção da regra que pune o goleiro que segura a bola por mais de oito segundos. Nesses casos, o adversário passa a ter direito a um escanteio. A intenção do IFAB é aplicar um controle semelhante para reposições de bola com as mãos e também para tiros de meta, como forma de reduzir o tempo perdido com cera e tornar o ritmo de jogo mais dinâmico.

Outra pauta em debate foi a ampliação da atuação do VAR. Atualmente, o árbitro de vídeo só pode interferir em lances de gol, pênalti, erro de identidade e cartão vermelho direto. A proposta é permitir a revisão em situações em que um jogador receba o segundo amarelo de forma equivocada, o que resulta automaticamente em expulsão. Caso seja aprovada, a mudança representaria um novo avanço na utilização da tecnologia para corrigir decisões que impactam diretamente o resultado das partidas.

As propostas discutidas nesta semana não entram em vigor de imediato. Elas serão revisadas até 20 de janeiro de 2026, data marcada para a reunião de negócios do IFAB. Somente depois dessa etapa é que os temas poderão ser levados à votação na assembleia anual da entidade, prevista para 28 de fevereiro do mesmo ano.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp