ESPORTES
Inglaterra vence Eslovênia por 1 a 0 e se classifica às oitavas
Com um sofrido triunfo por 1 a 0 sobre a Eslovênia, a Inglaterra arrancou hoje sua classificação às oitavas de final da Copa da África do Sul.
Publicado em 23/06/2010 às 14:25
EFE
Com um sofrido triunfo por 1 a 0 sobre a Eslovênia, a Inglaterra arrancou hoje sua classificação às oitavas de final da Copa da África do Sul, com o segundo lugar do grupo C.
O único gol da partida foi marcado aos 22 minutos do primeiro tempo por Defoe, que escorou com perfeição um cruzamento de Milner pela direita.
Defoe fez o único gol da vitória da Inglaterra contra a Eslovênia (EFE) |
Na outra partida que definiria as vagas do grupo C, os Estados Unidos venceram a Argélia por 1 a 0 e garantiram a primeira posição da chave.
Os americanos terminaram a fase de grupos em primeiro, com 5 pontos, enquanto a Inglaterra ficou em segundo, com a mesma pontuação, mas com saldo de gols inferior. Eslovênia (4 pontos), e Argélia (1), se despediram hoje do Mundial.
Agora, americanos e ingleses aguardam pela definição dos classificados do grupo D, formado por Gana, Alemanha, Sérvia e Austrália, e que será definido ainda hoje, às 15h30 (de Brasília), em rodada dupla.
Após empatar com Estados Unidos e Argélia, a Inglaterra entrou em campo precisando vencer a Eslovênia, que liderava o grupo com 4 pontos e precisava de apenas um empate para se garantir nas oitavas de final.
Precisando da vitória, os comandados de Fabio Capello entraram em campo com o objetivo de marcar logo nos primeiros minutos da partida. No entanto, a Eslovênia marcava adiantada, o que dificultava muito a saída de bola dos ingleses.
Com isso, a Inglaterra dominava o jogo, mas não chegava a ameaçar o gol de Handanovic. No entanto, a primeira chance foi da seleção eslovena. Aos 6 minutos, Birsa arrancou pelo meio e chutou forte para boa defesa de David James.
A seleção inglesa respondeu aos 13, com Lampard, em cobrança de falta defendida por Handanovic. Cinco minutos depois foi a vez de Glen Johnson arriscar de longe, mas mais uma vez o goleiro esloveno ficou com a bola.
A pressão imposta pela Inglaterra se transformou em gol aos 22 minutos. Milner cruzou pela direita e encontrou Defoe, que se antecipou ao zagueiro Suler e escorou para o fundo das redes.
Os ingleses voltaram a assustar em seguida. Depois de cruzamento de Gerrard, Defoe divide com Handanovic e a bola sobrou para Lampard, que chutou forte, mas para fora.
A Eslovênia voltou a ameaçar apenas aos 41 minutos, com uma cobrança de falta de Birsa que desviou na barreira e acabou sobrando para Novakovic. O atacante esloveno tentou cabecear, mas o árbitro alemão Wolfgang Stark já havia marcado impedimento.
As duas equipes voltaram sem modificações para a etapa final, e a Inglaterra tratou de partir para o ataque logo nos primeiros minutos. Depois de um recuo mal feito de Jokic para Handanovic, a bola chegou até Defoe, que bateu à esquerda do gol, com muito perigo, quase ampliando logo no primeiro minuto.
Aos 2 minutos, mais um ataque inglês, mas que terminou com um amarelo para Glen Johnson por simular um pênalti, na interpretação do árbitro.
Logo em seguida, a seleção inglesa chegou a balançar as redes com Defoe, mas a arbitragem apontou acertadamente impedimento do atacante.
Aos 11 minutos, outra oportunidade incrível para a Inglaterra. Barry cobrou escanteio e Terry subiu livre, no segundo pau, forçando Handanovic a fazer uma linda defesa.
E os ingleses não ampliaram no minuto seguinte por puro preciosismo. Rooney recebeu na marca de pênalti e bateu firme, mas a bola explodiu na trave eslovena.
A Eslovênia respondeu aos 21 minutos, e com um ataque triplo, começando com Novakovic, que acertou a zaga inglesa. Na sobra, Birsa tentou e também ficou na marcação, e na última tentativa Dedic acabou batendo pela linha de fundo.
A Inglaterra sentiu a pressão e acabou recuando, mas os eslovenos não souberam aproveitar a instabilidade do time de Fabio Capello. Além disso, a Eslovênia parecia acomodada com o empate sem gols entre Estados Unidos e Argélia, que a garantia nas oitavas mesmo com a derrota.
Mesmo assim, aos 45 minutos, a Eslovênia quase chegou ao empate com Novakovic, que ficou cara a cara com James e, quando estava prestes a concluir, acabou desarmado pela zaga inglesa.
No apito final, tudo indicava que as duas seleções deixariam o gramado do estádio Nelson Mandela Bay classificadas, e com os ingleses na primeira posição.
No entanto, um gol do americano Landon Donovan aos 46 minutos do segundo tempo mudou tudo no grupo, deixando os EUA com a primeira posição, a Inglaterra em segundo, e os eslovenos eliminados, em terceiro.
Ingleses comemoram a classificação após a vitória contra a Eslovênia (EFE) |
Comentários