ESPORTES
Inspiração
Nova casa do Grêmio será inaugurada neste sábado (8) e é tido como o mais moderno da América Latina.
Publicado em 08/12/2012 às 6:00
Depois de dois anos, dois meses e duas semanas de construção, a Arena do Grêmio finalmente será inaugurada. O novo estádio tricolor, tido como o mais moderno da América Latina, terá sua partida de estreia neste sábado, a partir das 22h. O Tricolor receberá o Hamburgo, da Alemanha, em um amistoso que será precedido de muita festa.
O erguimento da Arena começou no dia 20 de setembro de 2010. Apesar de as obras no entorno do estádio (duplicação de avenidas, conclusão de viadutos e dos prédios residenciais e comerciais que a construtora OAS vai erguer) não estarem concluídas, a nova casa gremista foi entregue dentro do prazo previsto. A Arena tem capacidade para 60.540 torcedores, e é o maior estádio da região sul do Brasil.
A Arena foi construída dentro dos padrões da Fifa, com condições para abrir jogos de competições internacionais da entidade – inclusive a Copa do Mundo. Além da modernidade e do conforto, a maior marca da nova casa tricolor é a proximidade dos torcedores em relação ao gramado. No Olímpico, que recebeu sua despedida no último domingo, a distância mais próxima era de 25 metros. Na Arena, é de apenas 10 metros. A altura também chama a atenção: são 56 metros, o equivalente a um prédio de 19 andares, contra 19 metros do Olímpico – três vezes mais.
A escolha pelo Hamburgo como adversário não foi por acaso: trata-se do mesmo time enfrentado pelo Grêmio na conquista do Mundial de 1983. Na oportunidade, o Tricolor venceu por 2 a 1, dois gols de Renato Gaúcho. Neste sábado, mesmo cansado devido ao fim de temporada, o time gaúcho deve entrar com tudo para buscar uma vitória na primeira partida da história de seu novo estádio.
“É difícil manter a concentração normal de uma semana de Campeonato Brasileiro, mas vamos encarar com seriedade. A responsabilidade é muito grande”, reconhece o zagueiro Werley.
Comentários