ESPORTES
João Pessoa prepara festa para receber seleção brasileira de futsal
Seleção Brasileira de Futsal se apresenta nesta segunda-feira contra a Seleção das Estrelas, composta por jogadores de dez nacionalidades diferentes.
Publicado em 27/12/2009 às 10:15
Evandro Reis
Do Jornal da Paraíba
João Pessoa está preparando uma grande festa para receber a Seleção Brasileira de Futsal, que se apresenta nesta segunda-feira (28), às 19h, no Ginásio ‘O Ronaldão’, contra a Seleção das Estrelas – composta por jogadores de dez nacionalidades diferentes. Antes de desembarcar na Capital paraibana, o selecionado brasileiro se apresenta neste domingo (27) em Natal, Rio Grande do Norte, diante do mesmo escrete internacional.
A vinda do time, que é considerado um dos melhores da modalidade no continente, foi uma promoção do governo do Estado, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Para o amistoso internacional e o torcedor pode adquirir o ingresso neste domingo, das 8h às 17h, nas bilheterias do ginásio ‘O Ronaldão’, onde poderá trocar dois quilos de alimentos pela entrada. No dia do jogo, as primeiras duas mil pessoas que chegarem ao ginásio trocarão o ingresso por uma camisa amarela comemorativa do evento, fornecida pelos patrocinadores oficiais do futsal brasileiro: Correios e Telégrafos e Banco do Brasil.
De acordo com os organizadores, os alimentos arrecadados serão doados ao Hospital Padre Zé, em João Pessoa, e ao Educandário Eunice Weaver, em Bayeux, duas instituições filantrópicas. A arbitragem do jogo será feita pelas paraibanas Renata Leite e Alana, que atuam há alguns anos no cenário nacional. A mesa de arbitragem também terá dois paraibanos.
A oportunidade do torcedor paraibano ver em ação as “feras” do futsal é rara. Para se ter uma ideia, dos 30 jogos realizados pelos hexacampeões mundiais nesta temporada, apenas para a disputa do 5º Grand Prix e dos 2º Jogos da Lusofonia houve a chance de se convocar atletas tanto que jogam no Brasil, quanto da Europa. São ao todo dez partidas com a base da seleção chamada ‘absoluta’.
Apesar das restrições com a liberação de jogadores, o técnico Marcos Sorato ressalta que a cada dia novos nomes se destacam com a camisa ‘amarelinha’. “Na convocação de novembro (jogos contra Bielorrússia e Hungria), havia dois jogadores do Carlos Barbosa convocados, somente um foi liberado (o ala Thiaguinho), e para os primeiros amistosos. Logicamente atuaram outros atletas na vaga desses, que tiveram ótimo rendimento”, exemplifica o treinador.
Marcos Sorato assumiu o time em junho deste ano, nos 23 confrontos que esteve à frente do Brasil, o treinador já utilizou 40 atletas diferentes. Sorato explica a ausência de jogadores como Falcão, Lenísio e Schumacher, para os últimos compromissos do ano.
“Eles não estiveram nas últimas convocações por problemas de lesão em princípio. Continuam sendo ícones do nosso futsal, mas eu e Vander Iacovino (auxiliar técnico) temos que ter critério nesse momento e manter os que vieram e responderam com ótimo desempenho”, disse.
No encontro de amanhã, o comandante não pode contar também com o fixo André e o pivô Igor, ambos lesionados. Para seus lugares, o fixo Neto e o ala Danilo Baron foram convocados.
André sofreu uma lesão muscular no segundo jogo da decisão do Campeonato Catarinense de Futsal, em que seu time, a Krona Futsal, foi superado pelo Florianópolis Futsal, por 2 a 1.
O time de Joinville, no entanto, venceu o terceiro e decisivo jogo da final, por 3 a 1 e confirmou a conquista do título estadual. Para o lugar de André foi convocado o também fixo Neto, que atua pelo Inter Movistar, da Espanha.
Comentários