ESPORTES
João Pessoa recebe mestre de Aikidô neste fim de semana
Publicado em 17/10/2012 às 15:36
O mestre de Aikidô Edgardo Novelino estará na Paraíba nos dias 20 e 21 deste mês para participar do 4º Seminário Internacional de Aikidô na Paraíba. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos da arte marcial no estado e acontecerá no ginásio do colégio Motiva Ambiental, em Tambaú, João Pessoa.
Para assistir da arquibancada está sendo cobrado apenas a doação de 2kg de alimento não perecível. Já para participar do seminário, que é prático, subindo no tatami e fazendo a prática, é cobrada a taxa de R$ 70,00.
As palestras/aulas acontecerão às 8h, às 10h, às 15h30, às 17h no sábado (20). No domingo (21), haverá apenas as palestras das 8h30 e das 10h.
Edgardo sensei é vice-presidente da União Sul Americana de Aikido. Ele vem de Mar del Plata, na Argentina, e dá aulas de Aikidô desde 1981, quando se tornou faixa preta. Com a Union Argentina de Artes de Aikido, Edgardo Sensei dá continuidade ao trabalho de seu mestre, Kawai shihan, japonês responsável por trazer o Aikidô ao Brasil.
Aikidô é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelo mestre Morihei Ueshiba que foi pensada a partir de movimentos de esquiva, torções e projeções. Sem competições ou campeonatos, o Aikidô é muito usado como técnica de defesa pessoal, tendo sido adotado por muitas forças especiais da polícia e do exército ao redor do mundo.
Por trabalhar com alavancas, o uso da força é pequeno e a arte marcial acaba atraindo jovens e mulheres. Aliás, é entre as mulheres que o Aikidô mais cresce no mundo todo. Nesta arte marcial o objetivo é usar o fluxo do movimento do agressor contra ele próprio, evitando, assim, o uso da força.
Comentários