ESPORTES
João Pessoa sedia etapa regional do Brasileiro de Judô no Unipê
Competição vai reunir atletas da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Publicado em 09/04/2015 às 10:01 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:57
Cerca de 500 judocas estão sendo esperados para o Campeonato Brasileiro de Judô da Região 2, que acontece neste final de semana em João Pessoa. A competição vai reunir atletas em cinco categorias, do sub-13 ao adulto, representando cinco estados: Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe.
"É daqui que vão sair os representantes da região para a fase final do Brasileiro, que acontece no segundo semestre. Vai ser uma disputa interessante, principalmente pelo título, que deve ficar entre Paraíba e Pernambuco", aposta Adjaílson Fernandes, presidente da Federação de Judô da Paraíba (Fepaju).
O Brasileiro em 2015 é uma espécie de tira-teima entre os dois estados. A Paraíba foi tricampeã de 2009 a 2011. Depois, só deu Pernambuco, de 2012 a 2014.
"Mesmo nos últimos anos, quando ficamos com o vice-campeonato, vencemos a categoria adulto. E isso há seis anos. O problema é que passamos por uma fase de transição e muitos atletas deixam a Paraíba para representar estados com mais poder econômico", explicou Adjaílson, citando o caso de Amanda Cavalcanti, que agora compete por São Paulo.
Uma das apostas da Paraíba é Isaque Conserva, não só campeão nordestino, como também bicampeão brasileiro. Treinando atualmente em São Caetano do Sul, ele volta a João Pessoa para a disputa do Brasileiro da Região 2.
Cada estado terá uma delegação de 100 atletas - 20 por categoria, que por sua vez é dividida em pesos específicos no masculino e no feminino. São os vencedores de cada uma dessas categorias que vão representar o Nordeste na fase final do Brasileiro. As lutas começarão no sábado, a partir das 9h, no ginásio do Unipê. No domingo, as finais acontecem a partir das 8h.
Comentários