ESPORTES
Jogos Pan-Americanos tem abertura oficial nesta sexta-feira
Eventos reúne 41 países das Américas, em Guadajalara, e está na sua 16ª edição.
Publicado em 14/10/2011 às 6:30
A 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos será aberta oficialmente nesta sexta-feira, às 22h (de Brasília). Uma verdadeira festa que reúne 41 países das Américas, mas que vem perdendo espaço a cada ano. Para a edição deste ano, em Guadajalara, tirando algumas modalidades em que a competição serve de seletiva olímpica, o Pan mais parece a reunião de atletas medianos.
No atletismo, na natação, no futebol, no basquete e no vôlei, só para citar algumas modalidades, o resultado do Pan está longe de refletir uma realidade olímpica. Maior potência esportiva do mundo, os Estados Unidos há muito não mandam sequer o time B para a disputa doméstica.
Por conta disso, os resultados do Pan costumam enganar muita gente. Em 2007, por exemplo, o Brasil conquistou 161 medalhas - 54 só de ouro. No ano seguinte, nas Olimpíadas de Pequim, foram apenas 15 no total - e apenas 3 de ouro.
MARCAS HISTÓRICAS
De qualquer forma, o Brasil pode conquistar no México uma marca histórica - a de 1.000 medalhas em Pan-Americanos. Para tanto, faltam 75 medalhas. Outra disputa é ultrapassar a Argentina no quadro geral (veja na página ao lado). Para isso, seriam necessários 20 ouros a mais que os hermanos.
Em Guadalajara, serão cerca de 6 mil atletas competindo 36 esportes. Esta será a terceira ocasião em que o México sediará uma edição dos Jogos. As edições de 1955 e 1975 ocorreram na Cidade do México. Os Jogos Parapan-Americanos acontecerão 20 dias após o final dos Jogos Pan-Americanos.
Comentários