ESPORTES
20 maiores estádios do Brasil: quais são e onde ficam
Publicado em 19/04/2023 às 18:37
Gols, craques e títulos ficam na memória de qualquer torcedor para sempre. E toda a história do futebol acontece no palco principal que move esta paixão. Mais que um simples lugar, os 20 maiores estádios do Brasil são ícones do futebol nacional e estão na memória dos torcedores como locais de grandes jogos e títulos conquistados.
O JORNAL DA PARAÍBA preparou um ranking para o torcedor conhecer um pouco melhor os maiores estádios do Brasil.
Quais os maiores estádios do Brasil?
Os 20 maiores estádios do Brasil estão listados abaixo, conforme ranking de capacidade de público. A lista inclui estádios de futebol em várias regiões do país, confira:
1º - Maracanã
Um dos templos do futebol mundial, o Maracanã é o maior estádio do Brasil. Foi inaugurado em 16 de junho de 1950 em uma partida válida pela Copa do Mundo de 1950, realizada em solo brasileiro. É um dos únicos estádios do mundo a sediar duas finais de copa. Além disso, já sediou as Olimpíadas, em 2016.
- Nome: Maracanã, Estádio Jornalista Mário Filho
- Local: Rio de Janeiro, RJ
- Capacidade: 78.838
- Proprietário: Governo do estado do Rio de Janeiro
2º - Mané Garrincha
Inaugurado em 1974, com outro nome, o estádio Mané Garrincha é um dos maiores estádios do Brasil, mais especificamente o segundo maior do país. Após o anúncio de que o Brasil iria sediar a Copa do Mundo de 2014, a estrutura da antiga arena foi reformada, para ser possível receber jogos do mundial. O nome do estádio é em homenagem ao ex-jogador de futebol Garrincha, que venceu vários títulos com a seleção brasileira.
- Nome: Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
- Local: Brasília, Distrito Federal
- Capacidade: 72.000
- Proprietário: Governo do Distrito Federal
3º - Morumbi
Um dos maiores estádios do Brasil e também mais icônicos é o Morumbi, onde o São Paulo manda as próprias partidas. Com jogo inaugural realizado em 1960, em uma vitória do tricolor para cima do Sporting de Portugal, o estádio ficou marcado por ser o principal do estado, abrigando jogos importantes não somente do São Paulo, mas dos outros grandes clubes da região.
- Nome: Cícero Pompeu de Toledo
- Local: São Paulo, SP
- Capacidade: 67.052
- Proprietário: São Paulo Futebol Clube
4º - Arena Castelão
Localizado em Fortaleza, no Ceará, o Castelão foi inaugurado em 1973. É também um dos 60 maiores estádios específicos para futebol em todo o mundo. A Arena passou por grandes reformas, a primeira em 2002, e a segunda que modificou a maior parte da estrutura, por conta da disputa da Copa do Mundo de 2014 no local. Além de eventos esportivos, ele também recebeu o Papa João Paulo II em 1980, em sua passagem pela capital do estado.
- Nome: Arena Castelão, Estádio Governador Plácido Castelo
- Local: Fortaleza, Ceará
- Capacidade: 63.903
- Proprietário: Governo do estado do Ceará
5º - Mineirão
Mais um estádio de longa data no país, o Mineirão é a casa de Cruzeiro e Atlético-MG, dois dos mais tradicionais clubes do continente. Teve sua inauguração em 1965, à época com capacidade para cerca de 130 mil pessoas. No entanto, com o passar do tempo, a estrutura do estádio precisou de adequações e, visando a disputa da Copa do Mundo de 2014, a arena foi remodelada. Um dos momentos históricos do estádio foi a goleada por 7 a 1 que a Alemanha alcançou nas semifinais da competição.
- Nome: Mineirão, Estádio Governador Magalhães Pinto
- Local: Belo Horizonte, Minas Gerais
- Capacidade: 62.000
- Proprietário: Governo do estado de Minas Gerais
6º - Arruda
Com as obras concluídas de fato em junho de 1972, o Arruda é entre os os maiores estádios do Brasil mais um que passou por reformas para alterar a capacidade ao longo dos anos. Na década de 1980, a capacidade do estádio chegou a 110 mil pessoas, tornando o local à época o quarto maior estádio particular do mundo. Porém, com várias reformas ao longo dos anos, o Arruda tem cerca de 60 mil pessoas de capacidade atualmente.
- Nome: Arruda, Estádio José do Rego Maciel
- Local: Recife, Pernambuco
- Capacidade: 60.000
- Proprietário: Santa Cruz Futebol Clube
7º - Arena do Grêmio
Como o próprio nome já diz, o estádio é utilizado pelo Grêmio, time do Rio Grande do Sul. Foi o substituto do Estádio Olímpico, tradicional casa do ‘Tricolor Imortal’ durante vários anos. Foi inaugurado oficialmente em dezembro de 2012, em partida especial contra o Hamburgo, da Alemanha, em alusão a conquista do Mundial de Clubes de 1983, contra o mesmo time.
- Nome: Arena do Grêmio
- Local: Porto Alegre, RS
- Capacidade: 55.662
- Proprietário: Arena Porto-Alegrense (Construtora OAS)
8º - Mangueirão
O primeiro estádio da lista pertencente à região Norte do país é o Mangueirão, localizado na cidade de Belém, no Pará. Inaugurado em fevereiro de 1978. É uma das casas dos dois principais clubes do estado, Remo e Paysandu, que fazem um dos maiores clássicos do país, o ‘Re-Pa’.
- Nome: Mangueirão, Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença
- Local: Belém, Pará
- Capacidade: 55.645
- Proprietário: Governo do estado do Pará
9º - Beira-Rio
O segundo maior estádio do Rio Grande do Sul, o Beira-Rio, é a casa do Internacional de Porto Alegre. Foi inaugurado em 1969, em partida especial contra o Benfica, vencida pelo ‘Colorados’. Também passou por reformas para a Copa de 2014.
- Nome: Beira-Rio
- Local: Porto Alegre, RS
- Capacidade: 50.848
- Proprietário: Sport Club Internacional
10º - Neo Química Arena
Um dos maiores estádios do Brasil, também utilizado para a Copa do Mundo de 2014, a casa do Corinthians foi um sonho de longa data da torcida fiel. Foi inaugurado em maio de 2014, em derrota para o Figueirense.
- Nome: Neo Química Arena
- Local: São Paulo, SP
- Capacidade: 49.205
- Proprietário: Sport Club Corinthians Paulista
11º - Fonte Nova
Mais um estádio localizado no nordeste do país, a Arena Fonte-Nova fica em Salvador, na Bahia e é a casa do Bahia. A partida inaugural aconteceu em 1951, mas recentemente, houve uma modernização do local para receber partidas da copa.
- Nome: Arena Fonte Nova, Itaipava Arena Fonte Nova
- Local: Salvador, Bahia
- Capacidade: 48.902
- Proprietário: Governo do estado da Bahia
12º - Parque do Sabiá
O Parque do Sabiá foi inaugurado em 1982, em partida entre a seleção brasileira e a Irlanda, com vitória canarinha por 7 a 0. Entre os maiores estádios do Brasil, a arena é o maior estádio no interior do Brasil.
- Nome: Parque do Sabiá, Estádio Municipal Parque do Sabiá
- Local: Uberlândia, Minas Gerais
- Capacidade: 46.782 pessoas
- Proprietário: Prefeitura de Uberlândia
13º - Arena Pernambuco
Mais um representante do nordeste na lista, a Arena Pernambuco foi construída especialmente para que jogos da Copa do Mundo de 2014 fossem realizados no estado. É uma arena utilizada recorrentemente pelos principais clubes, como Sport, Náutico e Santa Cruz.
- Nome: Arena Pernambuco, Estádio Governador Carlos Wilson Campos
- Local: São Lourenço da Mata, PE
- Capacidade: 46.100
- Proprietário: Governo do estado de Pernambuco
14º - Arena MRV
Futura casa do Atlético-MG, a Arena MRV terá partida inaugural disputada ainda em 2023, sem data específica ainda confirmada e muito menos o adversário do clube mineiro no confronto. Custou cerca de R$ 989 milhões, segundo o próprio clube.
- Nome: Arena MRV
- Local: Belo Horizonte, Minas Gerais
- Capacidade: 46.000
- Proprietário: Atlético-MG
15º - Prudentão
Em 1982, o Corinthians de Presidente Prudente recebia o Santos no primeiro jogo da história do local. É um dos maiores estádios encontrados fora das capitais do Brasil. É um estádio regularmente usado por vários clubes.
- Nome: Prudentão, Estádio Paulo Constantino
- Local: Presidente Prudente, SP
- Capacidade: 45.954
- Proprietário: Prefeitura de Presidente Prudente
16º - Engenhão
O estádio foi construído especificamente para os jogos Pan-Americanos de 2007 e também foi aproveitado para os jogos Olímpicos do Rio em 2016. É a casa do Botafogo atualmente, já que o clube ganhou o direito de concessão do local junto à prefeitura do Rio de Janeiro.
- Nome: Engenhão, Estádio Nilton Santos
- Local: Rio de Janeiro, RJ
- Capacidade: 45.217 pessoas
- Proprietário: Prefeitura Rio de Janeiro
17º - Albertão
Um dos mais icônicos entre os maiores estádios do Brasil é o Albertão, localizado no Piauí. É a casa do River e o Flamengo Clube, dois dos principais times do estado. Teve sua primeira partida disputada em agosto de 1973.
- Nome: Albertão, Estádio Governador Alberto Tavares Silva
- Local: Teresina, PI
- Capacidade: 44.200 pessoas
- Proprietário: Governo do Piauí
18º - Morenão
Localizado no Mato Grosso do Sul, o Morenão é um estádio de futebol que faz parte do campus da Universidade Federal do estado, a UFMS. É considerado o maior estádio universitário de toda a América Latina.
- Nome: Morenão, Estádio Universitário Pedro Pedrossain
- Local: Campo Grande, MS
- Capacidade: 44.200
- Proprietário: UFMS
19º - Arena Pantanal
Outro dos maiores estádios do Brasil é a Arena Pantanal, que também foi especificamente construída para sediar partidas da copa. O estádio não abriga somente partidas de futebol, mas também pode receber outros diversos esportes, sendo uma arena multiuso. É a casa do Cuiabá.
- Nome: Arena Pantanal
- Local: Cuiabá, MT
- Capacidade: 44.097
- Proprietário: Governo de Mato Grosso
20º - Arena da Amazônia
Na lista de maiores estádios do Brasil, a Arena da Amazônia fica na vigésima posição. Foi outro estádio construído para Copa do Mundo e teve a inauguração em março de 2014, quando o Nacional do Amazonas enfrentou o Remo, do Pará, em partida que terminou empatada em 2 a 2.
- Nome: Arena da Amazônia, Estádio Vivaldo Lima
- Local: Manaus, Brasil
- Capacidade: 44.000
- Proprietário: Governo do Amazonas
Vale a pena assistir jogos em estádio?
Assistir a uma partida em um estádio de futebol é uma experiência única. Seja para ver o próprio time do coração ou para realizar o sonho de conhecer a mítica da atmosfera das torcidas.
No entanto, com o aumento no serviços de streaming e as opções disponibilizadas para assistir aos jogos dos mais variados times, no conforto de casa, atualmente é possível ter uma experiência vantajosa assistindo aos jogos de futebol também por diversas telas.
Desde 2021, o Jornal da Paraíba transmite todos os jogos do Campeonato Paraibano ao vivo, via streaming. Além disso, ao comprar ingressos para os jogos do time do coração, o torcedor está direcionando a maior parte da receita vai diretamente para seu time.
Resumo
Este artigo apresenta um ranking dos 20 maiores estádios do Brasil, de acordo com o que cada proprietário revela sobre capacidade de público. Com capacidades que variam entre 30.000 e 78.838 pessoas, essas arenas são palcos de grandes eventos esportivos e culturais.
O maior estádio do país é o Maracanã, no Rio de Janeiro, com capacidade para 78.838 pessoas e que já sediou duas finais de Copas do Mundo.
Em segundo lugar está o estádio Mané Garrincha, em Brasília, com capacidade para 72.000 pessoas e homenagem ao ex-jogador de futebol Garrincha. O terceiro lugar é ocupado pelo estádio do Morumbi, em São Paulo, com capacidade para 67.052 pessoas.
O quarto maior do país é também o maior estádio do Nordeste, a Arena Castelão, em Fortaleza. Com capacidade para 63.903 pessoas, a praça desportiva passou por reformas para sediar a Copa do Mundo de 2014. Já o maior estádio da região Norte é o Mangueirão, no Pará, com capacidade para 55.645 pessoas.
Se você é um torcedor apaixonado e quer saber tudo sobre os grandes jogos de futebol que acontecem nos maiores estádios do Brasil, acesse o Jornal da Paraíba para ver mais conteúdos especializados sobre futebol e outros esportes.
Comentários