ESPORTES
Mayara Rocha representará o Brasil no Mundial de Powerlifting na África do Sul
Paraibana estará acompanhada de Yamande Alves, marido e técnico, na competição que acontece em junho. Profissional de educação física, ele fará parte do staff da Seleção Brasileira.
Publicado em 05/04/2022 às 16:09
A Paraíba terá uma representante no Mundial de Powerlifting, que acontece em junho, na África do Sul. Trata-se de Mayara Rocha. Aos 29 anos, a atleta, que vem ganhando repercussão internacional, após as conquistas de quatro medalhas no Sul-Americano de Guayaquil, em dezembro, e o título brasileiro, em fevereiro, partirá para a maior disputa da modalidade. Agora, em um outro continente.
Mayara já praticava o levantamento de peso. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, decidiu praticar o powerlifting.
Assim que começou a pandemia, eu levei todo o meu equipamento para o meu apartamento, para eu continuar treinando lá. O levantamento de peso, por ter movimentos mais complexos, ficava perigoso treinar dentro de um apartamento. Por uma escolha de segurança, a gente percebeu que a pandemia ia demorar, e aí preferimos fazer movimentos mais controlados. Para manter a minha força, a gente começou a agachar muito, fazer o terra, para fazer a força", disse.
A ida para a África do Sul é mais um marco na carreira vitoriosa de Mayara. Em dezembro de 2021, a paraibana conquistou quatro medalhas no Sul-Americano, que foi realizado em Guayaquil, no Equador. Além disso, foi campeã brasileira de powerlifting, em fevereiro deste ano.
O powerlifting requer a realização de três movimentos: o agachamento, o supino e o peso morto. Nas disputas, a soma dos pontos nas três práticas, resulta na pontuação final do atleta.
Estou meio anestesiada até agora. Quando alguém fala ''Ah, é o Mundial'', eu fico: "É real, vou para o Mundial". Me pegou muito de surpresa. Sempre foi o meu sonho estar em um Mundial. Receber essa notícia logo no início do ano me deixou muito feliz. Ainda estou sem acreditar. A ficha só vai cair quando chegar lá. Quero fazer as minhas melhores marcas. Estou animada para fazer o meu melhor total. Vamos brigar. Quero representar bem o Brasil, o Nordeste, e dar tudo o que puder de mim nessa competição", afirmou.
Na África do Sul, Mayara terá a companhia de Yamande Almeida, seu marido e treinador. O profissional de educação física fará parte da comissão técnica da Seleção Brasileira.
A convocação de Mayara foi uma surpresa para a gente. Este ano é um ano que tem uma competição muito importante no powerligting mundial: o World Games. O staff da Seleção Brasileira ficou reduzido, e eu acabei recebendo essa oportunidade por estar acompanhando Mayara, por ser profissional de educação física, de estar servindo ao país e de ajudar também os outros atletas que estarão na competição", comentou.
Comentários