ESPORTES
Mesmo com denúncias no TJD, Treze e Campinense começam a decidir 2º turno
Oito jogadores de Treze e Botafogo foram denunciados no TJD-PB e, depois de julgado o mérito da ação, finais entre Treze e Campinense ainda podem ser anuladas.
Publicado em 16/05/2011 às 15:08
Da Redação
Em meio a denúncias apresentadas a jogadores, dirigentes, clube e árbitro, o Campeonato Paraibano segue nesta quarta-feira (18), com a primeira partida da final do segundo turno, entre Treze e Campinense. Os dois times se enfrentam no estádio Amigão, em Campina Grande, às 20h30.
Na manhã desta segunda-feira (16), o Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB) apresentou denúncia a cinco jogadores do Treze e três do Botafogo, além de ao preparador físico, a um conselheiro e ao técnico do Belo, Maurício Cabedelo. Foram denunciados, ainda, o Treze Futebol Clube e o árbitro da partida Treze 4 x 0 Botafogo, em 8 de maio, Jeferson Rafael.
Apesar das denúncias, as partidas entre Treze e Campinense estão mantidas pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), sendo a primeira nesta quarta e a segunda no próximo domingo (22), também no Amigão, desta vez às 16h. O mando de jogo do Campinense será na partida desta quarta e, no segundo jogo, o Treze é quem joga como mandante. O Galo tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
Alheio à confusão nos tribunais, o Campinense vem se preparando para a partida desta quarta, confiante no título da segunda fase e na consequente classificação à grande final, contra o próprio Treze, que já garantiu classificação ao vencer a primeira fase. O técnico da Raposa, Maurício Simões, treinou o time, durante o final de semana, no Renatão, e prefere não adiantar a escalação do time que vai a campo contra o Galo.
Já pelo lado do Treze, o final de semana foi de trabalho intenso no sábado e no domingo. O técnico Marcelo Vilar comandou treinamentos técnicos e táticos, além do tradicional rachão, preparando o time para a final. Nesta segunda à tarde, o Galo retoma os treinamentos no Presidente Vargas.
Tribunais
As denúncias apresentadas nesta manhã pelo TJD-PB ainda serão julgadas. Mesmo com a realização das duas partidas finais entre Treze e Campinense, caso o Tribunal julgue que o Treze infringiu o artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ), que pune com perda de pontos o time que propositalmente ficar com número insuficiente de jogadores para a realização de uma partida, as finais podem ser anuladas.
"As finais podem ser realizadas, não resta dúvida, com o risco de, quando julgar as infrações disciplinares daquela partida de Campina Grande, haver alguma possibilidade de reversão. pode acontecer de o Treze perder os pontos e todos esses jogos serão tornados inválidos", disse o procurador-geral do TJD-PB, Said Abel.
Se o TJD-PB punir o Treze com a perda de pontos, o Botafogo é que terá o direito de fazer a final do segundo turno contra o Campinense.
Comentários