ESPORTES
Mundial de Clubes começa com times coadjuvantes
Principais atrações da Fifa ainda vão demorar para estrear.
Publicado em 08/12/2011 às 8:00
O Mundial de Clubes da Fifa começa hoje com a realização do confronto entre o Kashiwa Reysol, campeão japonês, e o Auckland City, da Nova Zelândia, representante da Oceania. Porém, as principais atrações ainda vão demorar para estrear.
Trata-se do grupo de favoritos ao título, composto pelo Santos, campeão da Copa Libertadores, e pelo Barcelona, time mais badalado dos últimos tempos e ganhador da Liga dos Campeões da Europa.
A expectativa é que as duas equipes se encontrem na final, e, assim, enfim possa acontecer o esperado encontro entre o meia argentino Lionel Messi, astro do clube espanhol, e a joia santista Neymar. O duelo entre os dois mais valorizados atletas da atualidade está roubando a cena neste Mundial de Clubes.
“Realmente são dois craques e se duelarem será um grande encontro. Sou mais o Neymar, mas reconheço que será uma grande experiência enfrentar um Barcelona que é um dos melhores times que vi jogar. Não vai ser fácil encarar um time que sempre tem mais posse de bola que os seus adversários”, comentou o meia Elano, companheiro de Neymar no Santos.
Além de grandes craques, o torneio deve encantar pela organização. Depois de uma curta temporada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Mundial de Clubes volta a ser disputado no Japão, tendo as cidades de Toyota e Yokohama como sedes.
“Para mim foi uma grande satisfação poder anunciar essa volta do Mundial de Clubes ao Japão, país que aprendeu a amar o torneio. Os Emirados Árabes Unidos fizeram grande trabalho em dois mil e nove e dois mil e dez. Mas tenho certeza de que o Japão também vai fazer muito bonito”, afirmou o Joseph Blatter, presidente da Fifa.
Além de Santos e de Barcelona, e de Kashiwa e Auckland, responsáveis pelo jogo de abertura, a edição deste ano conta com o Esperance Sportive, da Tunísia, representante da África, o Monterrey, do México, que carrega as esperanças da Concacaf, e o Al-Sadd, do Catar, ganhador da Liga dos Campeões da Ásia.
A fórmula de disputa é a mesma dos anos anteriores, com Santos e Barcelona entrando apenas nas semifinais. O ganhador do jogo de abertura pega nas quartas de final o Monterrey para ver quem será o rival dos santistas. O adversário do Barça será conhecido do duelo entre Esperance Sportive e Al-Sadd.
Expectativa
Há muito tempo os brasileiros não se animam tanto para ver um torneio. Isso porque, os Meninos da Vila se tornaram uma espécie de patrimônio do futebol do país, deixando de lado, inclusive, paixôes clubísticas.
“O Santos conta com o carinho do torcedor brasileiro pelo bom futebol que exibiu ao longo do ano. Mas sabemos que precisamos muito deste título para cumpriu o nosso objetivo. Não será nada fácil, mas a torcida pode apostar que vamos lutar muito, como sempre”, afirmou Muricy Ramalho.
Se depender do otimismo de Neymar, o torcedor santista já tem motivos para comemorar.
“O Santos é uma grande equipe, com jogadores de muita qualidade para enfrentar qualquer time do mundo”, disse Neymar.
O time é visto pelos críticos como muito poderoso do meio para frente. Um meio-de-campo composto por Henrique, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso promete encantar pelo toque de bola. Neymar tem tudo para desequilibrar, ajudando nos gols de Borges, artilheiro do último Campeonato Brasileiro.
Comentários