icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Nacional de Patos completa 60 anos e promove o "Dia da Esperança Verde"

Festividades acontecem nesta quinta-feira para celebrar o passado, o presente e o futuro do Canário do Sertão.

Publicado em 23/12/2021 às 9:47


                                        
                                            Nacional de Patos completa 60 anos e promove o "Dia da Esperança Verde"
(Foto: Divulgação / Nacional de Patos)

Dia 23 de novembro é uma data para lá de marcante para um tradicional clube paraibano. É o Nacional de Patos, que completa 60 anos de fundação nesta quinta-feira. E para não deixar o dia passar batido, a diretoria nacionalina está realizando uma série de eventos, que tiveram início nesta manhã e vão até a noite. Vai ter celebração de feitos históricos e também lançamento de projetos e divulgação do que vem por aí em 2022.

O evento, que acontece no Centro da cidade, é gratuito, mas o clube divulgou que vai ser necessário apresentar o cartão de vacinação como passaporte para ingressar nos locais. Além disso, o uso de máscara é obrigatório. Vale ressaltar também que apenas 80% da capacidade será permitida, isso para respeitar os critérios sanitários em tempos de pandemia. Outro ponto importante é que o torcedor terá que levar 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados para famílias carentes dentro do projeto "Canário Solidário".

A programação dos 60 anos do Nacional de Patos começou logo às 6h, com uma alvorada festiva celebrada com a orquestra filarmônica, que percorreu a sede administrativa do clube. Às 18h, vai acontecer uma exposição sobre a história do Naça, com a presença de ídolos do clube, que são ex-jogadores, além de dirigentes e a atual comissão técnica, que vai ter o ex-atleta Reinaldo como treinador.


				
					Nacional de Patos completa 60 anos e promove o "Dia da Esperança Verde"
Diretoria do Nacional de Patos recentemente apresentou o ex-jogador Reinaldo como técnico e Fernando Gaúcho como diretor de futebol (Foto: Zé Filho / Nacional de Patos). (Foto: Zé Neto / Nacional de Patos)

Já às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Patos, no Centro da cidade, a torcida nacionalina vai poder acompanhar uma solenidade de 60 anos, com direito a uma apresentação de projetos da gestão 2022 e lançando a campanha "Canário Solidário", que promete ajudar famílias carentes. Uma hora depois, o encerramento vai ser marcado com um coffee break.

De acordo com o presidente do Canário, Rodrigo Nóbrega, uma data tão especial não poderia passar em branco. Por isso, cuidou de cada detalhe para, junto com o torcedor, relembrar grandes momentos e encaminhar o futuro próximo.

"O dia 23 de dezembro é uma data muito importante para toda a torcida nacionalina e, sobretudo, para a cidade de Patos. Estamos nesse ano, celebrando 60 anos do maior time de futebol profissional do Sertão do estado, que carrega uma história de glórias e vitórias marcantes. Por esse motivo, não poderíamos jamais deixar essa data magna passar em branco, especialmente nesse ano, em que comemoramos mais de meio século de existência" pontuou.

Trajetória de 60 anos

O Nacional Atlético Clube foi fundado em 1961, por funcionários federais dos Correios e Telégrafos de Patos. Suas cores iniciais eram o verde e o amarelo, posteriormente mudando para os atuais verde e branco, devido então às normas da CBF. Em 1965, o Canário participou pela primeira vez do Campeonato Paraibano. Aquela ocasião também marcou a primeira vez do arquirrival nacionalino, o Esporte, no estadual.


				
					Nacional de Patos completa 60 anos e promove o "Dia da Esperança Verde"
Nacional de Patos protagonizou uma campanha histórica no Paraibano de 2007 (Foto: Divulgação / Nacional de Patos). (Foto: Divulgação / Nacional de Patos)

Em 2007, após ser vice-campeão cinco vezes e uma campanha impecável, o Nacional de Patos faturou seu principal título de campeão paraibano. No primeiro turno, derrotou o Sousa numa decisão dramática. Já a final geral foi diante do Atlético-PB, revertando uma desvantagem de 2 a 1 da partida de ida e construindo um 3 a 0 que confirmou uma conquista inédita.

Na Série C do Campeonato Brasileiro de 2008, o Naça teve uma campanha marcada por ter quebrado a invencibilidade do Bahia, terminando a competição na oitava colocação. No mesmo ano, o Canário jogou a Copa do Brasil, enfrentando o Fluminense na primeira fase, sendo eliminado após dois jogos disputados.

Em 2021, o Naça entrou na reta final de conclusão da estrutura do seu centro de treinamento, sendo o único time do Sertão da Paraíba a possuir tal estrutura própria. O CT vai o nome de Sebastião Firmino, ex-jogador e ex-presidente do time, e terá nome fantasia de “Ninho do Canário”. O Naça já possui também uma sede social e administrativa na zona central da cidade e uma loja física oficial.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp