ESPORTES
Nacional de Patos e Sousa podem voltar a fazer final sertaneja no Paraibano após 15 anos
Última vez que o estadual foi decidido por dois clubes do Sertão foi em 2007, com a final acontecendo entre Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras. Naquele ano o Naça se sagrou campeão pela primeira e única vez em sua história.
Publicado em 20/04/2022 às 15:01
As semifinais do Campeonato Paraibano Pixbet 2022 podem proporcionar, a depender se seus resultados, uma final sertaneja, algo que não acontece há 15 anos. A última vez que a competição foi decidida entre dois clubes do Sertão foi em 2007, com a final entre Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras, quando o Canário conseguiu seu único título estadual. Para que algo assim aconteça novamente, Naça e Sousa precisam vencer seus confrontos, contra Botafogo-PB e Campinense. Semifinais iniciam na próxima quarta-feira.
Os dois sertanejos das semifinais deste ano, Nacional de Patos e Sousa, chegaram nos jogos decisivos de formas diferentes, em relação às expectativas.
O Naça iniciou o ano repleto de problemas. Os atletas foram despejados do hotel onde estavam, o presidente Rodrigo Nóbrega renunciou, teve WO contra o Campinense na 1ª rodada — por falta de jogadores inscritos, e o elenco e a comissão técnica foram reformulados no decorrer da competição. Passando por cima de tudo isso, a equipe patoense teve uma reviravolta incrível, se classificando em segundo lugar do Grupo B, ficando atrás do Campinense, perdendo apenas, em campo, uma partida para a Raposa, e uma para o CSP. A vaga na semifinal veio com uma goleada por 4 a 0 diante do São Paulo Crystal, na repescagem, que também deu ao clube uma vaga na Série D de 2023.
Já o Sousa já entrou na competição como um dos favoritos ao título. O Dinossauro é o atual vice-campeão Paraibano, fez uma campanha incrível na Pré-Copa do Nordeste de 2021, conquistando vaga no Nordestão deste ano — onde chegou a última rodada da primeira fase com chance de classificação, empatou seu jogo de Copa do Brasil em 1 a 1, com o Goiás, e no estadual fez uma campanha sólida, empatando em número de pontos com o Botafogo-PB, ficando atrás no clube da capital, 1º colocado do Grupo A, apenas no saldo de gols. Na repescagem precisou da prorrogação para vencer o Treze, por 1 a 0, se credenciando a mais uma semifinal, ganhando também vaga na Série D de 2023. Vale lembrar que o Dino está disputando a atual 4ª divisão do Brasileiro, ocupando a 5ª colocação do Grupo 3.
Em 2007 o Campeonato Paraibano foi dominado por equipes sertanejas. Naquele ano, a competição era disputada em dois turnos, onde haviam semifinais e final de turno. O campeão de cada um dos turnos ganhava naga na final geral. No primeiro turno, dos quatro semifinalistas, apenas um não era do Sertão. Esporte de Patos e Nacional de Patos duelaram em uma das semifinais, enquanto Sousa e Campinense fizeram a outra. Na final, o Nacional de Patos levou a melhor contra o Sousa.
O segundo turno não foi muito diferente. Apenas um clube dos semifinalistas não era sertanejo. Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras fizeram uma semifinal, enquanto Sousa e Treze jogaram a outra. Na final, o Trovão se deu melhor diante do Galo.
A grande final sertaneja parou as cidades de Cajazeiras e Patos. Na partida de ida o Atlético-PB fez o dever de casa e venceu por 2 a 1, mas na partida de volta o Naça fez 3 a 0 e levantou a taça, conquistando seu primeiro e único título estadual da história.
De 2007 para cá, a façanha dos sertanejos, em conjunto, não chegou nem perto de acontecer novamente. Apenas o Sousa despontou com mais força e conquistou seu segundo título paraibano em 2009, fazendo a final contra o Treze. O Dinossauro disputou outras duas finais, em 2012 e em 2021, ambas contra o Campinense, mas ficou com o vice-campeonato.
Esse ano Sousa e Nacional de Patos têm a chance de, quem sabe, colocar novamente o Sertão preenchendo completamente uma decisão de Campeonato Paraibano, fazendo história mais uma vez. A definição começa nesta quarta-feira, com as primeiras partidas. Em Patos, o Naça recebe o Botafogo-PB, enquanto em Sousa, o Dino recebe o Campinense. As decisões acontecem na próxima semana.
Comentários