Lesão de Neymar: entenda o que é rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho

Lesão de Neymar foi constatada nesta quarta-feira após exames. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

Mais uma vez, o atacante brasileiro Neymar vai passar por um momento bem difícil na sua carreira. Em uma jogada que parecia despretensiosa na partida dessa terça-feira, em que o Brasil perdeu por 2 a 0 Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o camisa 10 da seleção brasileira torceu o joelho e saiu de campo chorando, com dores no joelho.

Nesta quarta-feira, o departamento médico da seleção brasileira confirmou o esperado. Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, que é uma das lesões mais graves do futebol que são comuns. A recuperação deve alternar entre seis e 12 meses, e o atacante do Al-Hilal está fora dos gramados neste anos. Mas você sabe bem o que é uma lesão ligamentar do ligamento cruzado anterior do joelho?

Lesão no ligamento cruzado anterior do joelho

A lesão no ligamento cruzado anterior do joelho é uma das mais comuns no futebol e uma das mais graves. Grave porque a recuperação, para quem quer voltar a jogar futebol, precisa necessariamente de procedimento cirúrgico. E a recuperação, que envolve repouso, fisioterapia e fortalecimento muscular, também demora muito. De seis a 12 meses.

De acordo com o médico Pedro Giglio, em seu site, uma das maiores dificuldades fisiológicas da lesão é que o LCA não cicatriza, diferente de outros ligamentos do corpo.

Lesão de Neymar: entenda o que é rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho
Foto: ge

“Em geral, o LCA lesado não cicatriza. Como as suas fibras se desorganizam e estão dentro da cavidade do joelho, envolta pelo líquido articular, não é possível a formação de uma fibrose organizada para cicatrização ligamentar. Raramente, lesões parciais do LCA, sem instabilidade, podem ter cicatrização parcial da porção lesada”, diz o médico.

O LCA é responsável por facilitar a rotação do joelho e para a estabilidade do joelho e do corpo da pessoa, principalmente em movimentos de giro, de aceleração e de desaceleração. A lesão é comum porque no futebol se força muito movimentos como esses. E por conta da sua própria função, o LCA é relativamente frágil.

Neymar nunca teve lesão no joelho

Apesar de ter convivido com muitas lesões em sua carreira, Neymar não tinha passado por uma lesão no joelho até hoje, com 31 anos. Ele já machucou as costelas, as coxas, o dedo do pé e o tornozelo, mas nunca o joelho. É possível que o atacante brasileiro passe o maior tempo fora dos gramados por conta de uma lesão na sua carreira.

Nota da CBF

O atacante Neymar Jr. da Seleção Brasileira e do Al-Hilal, da Arábia Saudita, passou por exames clínicos e de imagem nesta quarta-feira (18), que confirmaram a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Na noite desta terça-feira (17), Neymar sofreu entorse do joelho durante jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai, em Montevideo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026.

O atacante passará por procedimento cirúrgico, em data ainda a ser definida, para correção das lesões. O departamento médico da Seleção Brasileira, sob a supervisão do Dr. Rodrigo Lasmar, e do Al Hilal, estão em contato permanente e alinhados na recuperação do atleta.

Leia mais notícias de Esportes no Jornal da Paraíba